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dicas para engajar uma equipe de vendasUnsplash
Engajar uma equipe de vendas
é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas atualmente. A pressão
constante para atingir metas elevadas pode resultar em desmotivação, afetando
negativamente a saúde mental dos colaboradores e aumentando o índice de
rotatividade.
De acordo com uma pesquisa
recente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 55% dos profissionais de vendas relataram
sentir níveis elevados de estresse, e 40% consideram mudar de emprego
devido à desmotivação.
A pressão na área comercial
existe, e, se dosada com números alcançáveis, ela ajuda a impulsionar as ações
e atitudes necessárias para que as vendas aconteçam. É como um estímulo para
prospectar ainda mais e dar o seu máximo para bater uma meta. Em níveis
saudáveis, a adrenalina causada pela pressão nos ajuda a sair do ponto de
comodidade e ir rumo a novas conquistas.
“Engajar uma equipe de vendas requer uma combinação de estratégias bem planejadas e implementadas. Workshops contínuos, campanhas de incentivo e uma cultura sólida de feedback e reconhecimento são pilares que podem transformar a dinâmica de qualquer equipe, reduzindo a desmotivação e, consequentemente, a rotatividade”, explica Thiago Busignani, Gestor Administrativo e de Operações do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Para superar esses desafios,
é crucial implementar estratégias que motivem e engajem os membros da equipe. Nesse
sentido, Thiago Busignani cita 3 ideias eficazes que a sua empresa pode adotar
para a equipe de vendas:
1. Workshops e treinamentos constantes: investir em qualificação contínua é essencial para manter a equipe
de vendas motivada e preparada para enfrentar os desafios do mercado. Os
workshops são uma excelente ferramenta para isso, pois não só proporcionam
novos conhecimentos e habilidades, mas também promovem o networking e a troca
de experiências entre os colaboradores;
2. Campanhas de incentivo: é uma excelente forma de reconhecer e recompensar o esforço dos
vendedores. Os incentivos podem variar desde prêmios monetários até benefícios
diversos, como descontos em serviços e produtos;
3. Cultura de feedback e reconhecimento: implementar uma cultura de feedback constante e reconhecimento é
vital para manter a equipe de vendas engajada. Feedbacks regulares, tanto
positivos quanto construtivos, ajudam os vendedores a entender suas áreas de
melhoria e reconhecer seus pontos fortes. Reconhecer publicamente os esforços e
conquistas dos vendedores reforça a valorização do trabalho bem-feito e motiva
os demais colaboradores.
De acordo com dados do
Instituto Gallup, equipes que recebem
feedbacks frequentes apresentam 21% mais lucratividade e 20% mais
produtividade. Isso demonstra a importância de um ambiente onde a
comunicação é clara e o reconhecimento é uma prática constante.
“No Cebrac, utilizamos essas
ações ao implementar essas práticas. Como exemplo disso, realizamos uma ação
bem-sucedida em relação à campanha de incentivo que oferecia descontos em
serviços do iFood aos nossos colaboradores. Uma empresa que preza pelo
bem-estar do colaborador mantém uma equipe de vendas não apenas produtiva, mas também
feliz e realizada”, finaliza Busignani.
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