O empreendedorismo é um transformador social. Para mulheres, sobretudo, os impactos e desafios são ainda maiores. Aquelas que têm acesso à educação conseguem inúmeras ferramentas para aprimorar o próprio negócio e gerar mais renda. No entanto, essa não é a realidade da maioria.
Diante
disso, são necessárias mais políticas públicas para impulsionar negócios
femininos. Destaca-se ainda que o Brasil possui características e necessidades
distintas em cada região, por isso é fundamental um olhar individual. De forma
geral, algumas medidas podem ser adotadas por governos para que haja um ambiente
mais inclusivo e favorável.
- Programas de incentivo financeiro
Criar
programas de financiamento específicos para mulheres empreendedoras, oferecendo
subsídios, empréstimos com taxas de juros favoráveis e assistência para acessar
capital de investimento contribuem de forma significativa para negócios
liderados por mulheres, gerando crescimento econômico e desenvolvimento social.
- Capacitação e educação
Programas
de capacitação em empreendedorismo feminino, com palestras e mentorias
envolvendo empresárias experientes, também fazem a diferença. Outra ação
relevante é implementar iniciativas de conscientização e educação para mostrar
desafios, obstáculos e oportunidades de mercado.
- Rede de apoio
Estabelecer
redes de apoio e comunidades que conectem mulheres empreendedoras também é um
caminho para a troca de conhecimentos, experiências e recursos.
- Iniciativas para conciliar trabalho e vida
pessoal
É muito
importante também desenvolver políticas de conciliação que apoiem mulheres
empreendedoras, como licença-maternidade, creches no local de trabalho e
horários flexíveis.
- Políticas de licitação e contratação
Simplificar
os processos de registro e licenciamento para empresas lideradas por mulheres
pode ajudar a reduzir burocracias e custos de um negócio. Outra opção é
reservar uma porcentagem dos contratos governamentais às companhias em pauta,
incentivando a participação delas em licitações públicas e contratos de
fornecimento.
- Promoção da igualdade de gênero
Vale ainda
oferecer incentivos fiscais e benefícios para empresas que promovam a igualdade
de gênero e contratem mulheres em cargos de liderança.
Desafios no Brasil
Em
comparação com outros países, em termos de conscientização e projetos de leis
efetivos, o Brasil está atrás de nações mais desenvolvidas, como a Finlândia.
Por lá, desde 2022, há uma nova política de licença para pais e mães. Eles têm
os mesmos direitos sobre os cuidados dos recém-nascidos. Isso significa que
ambos podem passar a licença parental em casa com os filhos com até 160 dias de
folga remunerada.
Políticas
como essa transformam uma cultura e reorganizam todo o padrão de vida de uma
família, dando a mulher mais oportunidades de retorno ao mercado de trabalho e
a chance de participar ativamente do crescimento e da educação dos filhos.
As mudanças ainda vão muito além. Padrões antigos, mentalidade conservadora e falta de visão ainda prevalecem e são enormes impeditivos para o avanço do empreendedorismo feminino em terras brasileiras. Diálogo e letramento são essenciais para crescer e impulsionar mulheres que estão à frente de negócios. É necessário atingir um grande volume de pessoas para dar início a uma mudança real no país.
Carolina Gilberti - CEO da Mubius Womentech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. - E-mail: mubiusventures@nbpress.com.br.
Mubius WomenTech Ventures
https://mubius.ventures/
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