Segundo
neuropedagoga, existem pilares fundamentais que precisam ser seguidos por quem
deseja estimular a inclusão em sala de aula
É preciso que um professor invista em algumas
habilidades para trabalhar com educação especial e inclusiva em sala de aula.
Isso porque se trata de uma tarefa desafiadora e gratificante que exige
dedicação, conhecimento e sensibilidade para atender às necessidades
individuais de cada aluno.
Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga,
psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema, um dos pilares fundamentais
é a capacidade de demonstrar empatia e respeito pelos alunos. “Isso envolve
compreender as diferentes necessidades, habilidades e experiências de cada
estudante e criar um ambiente acolhedor e respeitoso em sala de aula”, explica.
Outro ponto importante é ter um bom entendimento
sobre a diversidade humana, incluindo questões relacionadas a deficiências
físicas, intelectuais, sensoriais e emocionais. “Isso inclui conhecer as leis e
políticas de inclusão, bem como as diferentes estratégias e recursos
disponíveis para apoiar os alunos com necessidades especiais”, diz Mara.
Além disso, ela ressalta que trabalhar com educação
especial e inclusiva requer flexibilidade e capacidade de adaptação. “Os
professores precisam estar preparados para ajustar seus métodos de ensino,
materiais e abordagens pedagógicas para atender às necessidades individuais de
cada aluno. Neste aspecto, ser criativo e inovador é fundamental, já que os
professores precisam pensar fora da caixa e desenvolver atividades
estimulantes”, orienta.
Para a neuropedagoga, outra habilidade fundamental
a ser desenvolvida pelos professores é a comunicação efetiva. “Os professores
precisam ser claros, diretos e acessíveis em sua comunicação, adaptando-se ao
estilo de aprendizagem de cada aluno. Além disso, é importante estabelecer uma
comunicação aberta e colaborativa com os pais, colegas de trabalho e
profissionais de apoio”, sugere.
Ser paciente e persistente também faz parte das
habilidades importantes de um bom educador que trabalha com educação inclusiva,
assim como sendo de colaboração e trabalho em equipe. “ Os professores precisam
estar preparados para enfrentar obstáculos e enfrentar situações difíceis com
calma e determinação, além disso, devem estar dispostos a trabalhar em conjunto
com outros profissionais da educação, como psicólogos, terapeutas e
especialistas em inclusão, para garantir o melhor suporte possível aos alunos
com necessidades especiais”, afirma Mara Duarte.
Finalmente, a especialista reforça a importância de manter uma atitude positiva e motivada ao enfrentar desafios, assim como celebrar as conquistas ao trabalhar com educação especial e inclusiva. “Os professores precisam ser fontes de inspiração e encorajamento para seus alunos, demonstrando confiança em suas habilidades e apoiando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico”, finaliza.
Mara Duarte da Costa - neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Educação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site rhemaeducacao.com.br ou pelo instagram.com/maraduartedacosta.
Grupo Rhema
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