Estudo realizado pela fashion tech brasileira Doris, ressalta que para metade dos consumidores a incerteza sobre o tamanho das peças é um fator decisivo na hora de fechar a compra
Com o aumento da procura por vestuários na
internet, Doris, plataforma brasileira de IA Generativa que disponibiliza
um provador virtual dentro do e-commerce, realizou uma pesquisa nacional para
investigar os hábitos de compra de roupas no ambiente digital. O levantamento
destaca que a maior barreira ao finalizar uma compra via e-commerce é a
incerteza em relação ao tamanho e o caimento das peças escolhidas: 59% dos
consumidores que adquirem roupas online preferem experimentar em si a confiar
em modelos disponíveis em prévias das peças nos sites.
Apenas 18% das pessoas confiam nas indicações
de tamanhos das peças em lojas online, enquanto 52% afirmam comprar apenas
quando já conhecem a loja. A diversidade dos modelos exibidos em fotos também é
um fator decisivo. 19% não se sentem representados pelos modelos mostrados nos
sites e 33% afirmam gostar de experimentar as peças antes de comprar, mas já
terem comprado roupas sem provar.
“A incerteza sobre o item escolhido ainda
incomoda o consumidor de roupas online. Os compradores tendem a preferir
lojas que disponibilizam ferramentas que permitam uma melhor experiência
de compra, com informações sobre o caimento e a sugestão de tamanho ideal
das roupas”, comenta o CEO e fundador da Doris, Marcos de Moraes.
Moraes ressalta que é muito importante
compreender que corpos de mesmo tamanho e peso podem ter formas completamente
diferentes. “Temos uma variedade de pessoas em busca de uma mesma peça que
muitas vezes pode não ser a ideal para o corpo dela. Com a Doris,
o consumidor dispõe de uma experiência personalizada por meio do try-on virtual, que permite
experimentar roupas em qualquer lugar, de forma rápida e com precisão próxima a
100%”, completa o executivo.
A pesquisa revela ainda que 40% dos
consumidores identificam a moda como uma forma de expressar seu estilo e
posicionamento, e 27% acreditam que uma boa experiência de compra online deve
ser intuitiva, rápida e transparente durante todo o processo de
compra.
Certeza sobre o tamanho lidera os
fatores para compras online de roupas
Quase metade (46%) das pessoas ouvidas elegeram
a certeza sobre o tamanho da roupa como fator decisivo para realizar uma compra
online, enquanto 52% dos entrevistados disseram que costumam acertar o tamanho,
mas, algumas vezes, a peça escolhida fica um pouco folgada ou justa.
A plataforma Doris ajuda o consumidor nesse
momento de escolha. O CPO, Pedro Serafim, explica o funcionamento da
ferramenta. “Ao clicar no ícone “vista em você”, disponível nas lojas
parceiras, o cliente acessa a plataforma, sem a necessidade do download de
aplicativos, e seleciona duas fotos. A partir dessas imagens, Doris identifica
as medidas da pessoa e permite que ela visualize a roupa no seu corpo por meio
da IA Generativa. Dessa forma, buscamos integrar experiências entre os
mundos físico e digital, permitindo que as compras online sejam uma experiência
imersiva, indo além da simples visualização das tabelas de tamanho.”, explica
Serafim.
Online supera lojas físicas para
compra de vestuário
As compras de vestuário online superam as
lojas físicas, sendo a preferência de 35% das pessoas. 52% das
respostas apontaram que o dispositivo preferido para esse tipo compra é o
smartphone, com o valor de transação variando entre R$ 100 e R$ 300.
“O e-commerce se mantém com perspectivas
positivas de mercado, com altas projeções principalmente no comércio de roupas.
Garantir a assertividade é um de nossos principais pilares na Doris, e, com
nossa tecnologia, podemos proporcionar compras personalizadas, seguras e
eficientes”, completa o CEO, Marcos de Moraes.
A pesquisa quantitativa online foi realizada
por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, entre os dias 28 de
novembro e 4 de dezembro de 2023, com análise de resultados conduzida pela
Doris. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes
proprietários da MindMiners, o MeSeems, totalizando uma amostra de 500 pessoas,
dos gêneros masculino e feminino, de todas as classes sociais e regiões do
Brasil.
Doris - plataforma brasileira criada para
facilitar a vida do consumidor, trazendo ao mercado um provador virtual que
possibilita a troca de roupas em seu próprio corpo, onde e quando quiser, sem
precisar sair de casa ou remover peças.
Para mais informações, acesse o site.
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