Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de março de 2024

Volta às aulas faz crescer procura por consultórios de pediatria

 De acordo com especialistas, os casos de virose em crianças menores de 5 anos aumentam em quase 80% nesta época

 

As férias das crianças acabaram e agora é hora de recomeçar com as rotinas escolares. Neste período, a maioria volta a se socializar, ter um contato diário com os amigos e com isso aumenta a incidência de viroses nos pequenos. Não é incomum que eles cheguem da escola resfriados, com gripe ou mesmo com um quadro de conjuntivite. 

As salas de aula e transportes escolares são ambientes propícios para a contaminação. Afinal, ficam muitas vezes em ambientes fechados e têm uma interação maior, favorecendo a circulação de vírus e bactérias, principalmente em crianças com até 5 anos. 

Para os especialistas, a procura pelo atendimento médico chega a registrar um aumento de quase 80% na volta às aulas. Segundo o coordenador médico da Paraná Clínicas, Dr. Eduardo Senter, dentre as principais doenças diagnosticadas no Pronto Atendimento Infantil da PRC, as infecções respiratórias estão em primeiro lugar.

Os quadros respiratórios podem se desenvolver de maneiras diferentes. “Pode ser um quadro simples com tratamento domiciliar e até um quadro mais grave, como bronquiolite, que é a principal preocupação dos pais e motivo de procura às emergências pediátricas nessa época do ano”, explica.

O especialista alerta que, durante o período escolar, são mais comuns infecções como conjuntivite, otite, gripes, resfriados, infecções na garganta, gastroenterites, pneumonia, catapora, coqueluche, caxumba, rubéola, rotavírus, meningites, dentre outras que, geralmente, são virais.

Doenças respiratórias:

  • Resfriado: Causado por vírus, é a doença mais comum em crianças. Os sintomas incluem coriza, tosse, dor de garganta e febre baixa.
  • Gripe: Também causada por vírus, é mais grave que o resfriado. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular, tosse e fadiga.
  • Covid-19: Causada pelo vírus SARS-CoV-2, pode causar sintomas leves, moderados ou graves. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, fadiga, perda de paladar e olfato, dor de garganta, dor de cabeça e dificuldade para respirar.
  • Pneumonia: É uma infecção pulmonar que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas incluem febre alta, tosse com catarro, dificuldade para respirar e dor no peito.


Doenças gastrointestinais:

  • Rotavírus: Causa diarreia, vômito, febre e dor abdominal. É mais comum em crianças menores de 5 anos.
  • Norovirus: Também causa diarreia, vômito, febre e dor abdominal. Pode ser transmitido por meio de alimentos ou água contaminados.
  • Giardia: É um parasita que causa diarreia, dor abdominal, perda de peso e fadiga.


Outras doenças:

  • Conjuntivite: É uma inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste os olhos. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, inchaço e lacrimejamento dos olhos.
  • Piolhos: São insetos que vivem no couro cabeludo e se alimentam do sangue. Os sintomas incluem coceira no couro cabeludo, irritação e presença de lêndeas (ovos dos piolhos).

 

Paraná Clínicas
Mais informações em panaclinicas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados