De acordo com especialista, é importante buscar por hidratantes intensos e sem ácidos
Com o calor persistente e as temperaturas elevadas, é inegável que o verão ainda mantém sua firme presença, desafiando as expectativas de muitos que já esperavam um controle das altas temperaturas. Contrariando as previsões convencionais, as incidências de raios continuam tão marcantes quanto no início da estação, ao mesmo tempo, desafiando a ideia de que o ápice do verão já passou.
Ao contrário do que se poderia pensar, o verão no hemisfério sul não dá sinais de despedida iminente. Em meio a essa persistência, cuidar da pele durante o verão é de suma importância, já que a Organização Meteorológica Mundial (OMM), alertou que os efeitos irão continuar com um aumento significativo até abril deste ano.
A exposição intensa aos raios solares pode resultar em danos como queimaduras, envelhecimento precoce, ressecamento entre outros danos. De acordo com a biomédica esteta Jessica Magalhães, especialista em cuidados com a pele preta, é necessário ficar atento nesse momento em que muitos acreditam que o verão já terminou. “É comum que os cuidados sejam diminuídos, além da baixa ingestão de água. Isso vai refletir em uma pele sensibilizada, propensa a manchas e outros danos”, explica.
Jessica ressalta que a hidratação é a chave para a recuperação da pele. A baixa ingestão de água pode deixá-la desidratada e propensa a manchas. Para isso, ela recomenda o uso de sabonetes suaves, hidratantes potentes e, se necessário, ajustar o uso de ácidos. Além disso, enfatiza a importância de produtos específicos para peles negras, como hidratantes intensos sem ácidos e protetores solares com FPS 50.
“É importante buscar hidratantes intensos e sem ácidos para acrescentar à rotina, pode ser hidratante para pele sensível e seca, hidratante de toque leve. Hoje temos uma variedade no mercado que não fica pegajoso no rosto e vai ajudar a refazer a barreira cutânea. A pele negra precisa ser hidratada, ainda que seja mista. Quanto ao protetor, escolher sempre o FPS na faixa de 50, que assegura maior tempo de proteção e lembrar de reaplicar. De preferência escolher aqueles com proteção contra luz visível/azul, com cor ou minerais, que trazem a proteção contra a radiação de telas”.
No entanto, os cuidados vão além dos produtos. A especialista reforça que precisamos garantir a saúde da pele. “Precisamos lembrar que a pele é nosso maior órgão, por isso apenas a compra de produtos não vai ser o suficiente, ou terá um resultado muito menor, se não cuidar da saúde,” reforça.
Com o término do verão se aproximando,
a biomédica cita algumas recomendações essenciais para mantê-la saudável não só
até o final da estação, considerando que muitos pensam erroneamente que os
cuidados podem ser reduzidos. Ela também faz um alerta necessário em
relação ao acompanhamento de um nutricionista. “É recomendável ingerir
acima de 2 litros de água no dia e inserir frutas, verduras e legumes na
alimentação. Sempre que possível, ter acompanhamento com nutricionista para
assegurar que seu corpo tenha todos os nutrientes que precisa também para a
pele. A pele bonita é resultado do cuidado que é hábito: aquele que fazemos
diariamente. Não precisa ser uma mega rotina difícil. Se lavar, hidratar e usar
protetor, com toda a certeza já verá a mudança que tanto deseja”, conclui a
Jéssica Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário