Divulgação – Elanco |
A Elanco foi a
pioneira na criação de campanhas coloridas para a causa animal. A proposta é
apoiar os médicos-veterinários e os responsáveis por pets no diagnóstico
precoce da doença e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos animais. A
empresa também é a primeira a ter produtos da linha Pet Health certificados com
o selo Bem-Estar Animal.
A campanha Março Amarelo, promovida anualmente pela
Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para a
saúde de animais de companhia e de produção, completa uma década em 2024
levando informação e conscientização sobre a doença renal crônica (DRC) em cães
e gatos, uma doença muito frequente e que pode ser fatal.
A longevidade dos pets, dietas inadequadas, doenças
ao longo da vida e ainda a predisposição individual são fatores que podem
contribuir para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC) – uma condição
comum em cães e gatos idosos, mas que pode acometê-los em qualquer fase da
vida. Esta enfermidade, que é silenciosa, crônica e progressiva, apresenta
sintomas perceptíveis apenas em estágios avançados, tornando o diagnóstico um
desafio. Por isso, a detecção precoce é importantíssima para a realização de um
tratamento adequado, controlando a evolução da doença e suas consequências, e
garantindo ao pet o máximo de bem-estar possível ao longo de sua vida.
Entre as principais manifestações clínicas da DRC
estão a perda de apetite, emagrecimento, urinar em excesso, sede intensa,
diarreia e vômito. Por meio de consultas e exames, os médicos-veterinários
fazem um estadiamento, isto é, identificam em qual dos quatro estágios da
doença o animal se encontra (de 1 a 4, sendo o último, o mais grave), o que
lhes indicará a melhor conduta a ser seguida e quais serão as orientações para
os tutores. “As manifestações clínicas da DRC costumam ser mais evidentes
somente quando já há a perda de 75% da função renal. Nossa campanha visa
antecipar esse diagnóstico ao máximo, trazendo o tema para a consciência dos
responsáveis por pets e auxiliando os médicos-veterinários nesta jornada”,
afirma Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica
sênior da Elanco.
A companhia foi a primeira do setor de saúde animal
a adotar as “campanhas coloridas” por acreditar que esta é uma forma eficaz de
levar informação e manter o assunto em evidência para os tutores. Para Karina
Toledo, coordenadora de Marketing – Terapêuticos, da Elanco, “a Elanco se
orgulha de encabeçar um movimento tão importante como este. Com o Março Amarelo
e também com o Setembro Vermelho, mês que alertamos sobre a saúde cardíaca dos
pets, contribuímos para que mais pets vivam por mais tempo e com bem-estar ao
lado de suas famílias”.
A campanha segue uma comunicação 360º, com ações e
peças on e offline desenvolvidas para cada um dos públicos:
médicos-veterinários, representantes de vendas, balconistas, influenciadores
digitais e tutores. O enxoval do PDV contempla placas, bexigas, wobblers,
copos, folders, entre outros itens. Uma comunicação especial foi desenvolvida
para os médicos-veterinários, com ficha técnica sobre produtos Elanco, fichas
que auxiliam no estadiamento da doença, folders e outras peças tanto para
apoiar na interface com os tutores como para contribuir para o conhecimento
técnico-científico dos profissionais. Os personagens Cachorrim e Bexigato
ilustram as peças, que trazem ainda frases como “De bem com o rim, de bem com a
vida” e “O carinho também passa pelo rim”, entre outras. Também estão previstas
ações de ativação em diferentes praças.
Tratamento – A campanha Março Amarelo evidencia os atributos de Fortekor™ Flavour
como linha de tratamento para a DRC. O medicamento tem como princípio ativo o
Cloridrato de Benazepril e pode ser utilizado já nos estágios iniciais da
doença, reduzindo a perda de proteína pela urina, a diminuição da retenção de
fluidos e da fibrose renal, a redução da hipertensão arterial sistêmica e
intraglomerular em cães, o aumento de apetite e ganho de peso em gatos,
retardando a progressão da DRC.
“Vale lembrar que caberá sempre ao profissional
apontar quais serão as linhas de conduta, mas o papel do responsável pelo pet é
crucial, tanto para o diagnóstico, como para a manutenção do tratamento”,
destaca Mariana.
Foco no bem-estar animal – A família de medicamentos FortekorTM (FortekorTM Duo e FortekorTM
Flavour), ao lado de outros produtos da linha de Pet Health da Elanco
(CredeliTM, SerestoTM e GalliprantTM), recebeu em agosto de 2022 o selo de
“Bem-estar Animal”, o que tornou a Elanco a primeira empresa do setor a ter produtos
para animais de estimação certificados. Esta é uma iniciativa da FairFood que,
desde 2019, atua com protocolos que buscam reconhecer iniciativas sustentáveis.
“Essa certificação é um forte reconhecimento para nós e vai ao encontro do
nosso Pet Pledge, um compromisso que assumimos para melhorar a saúde de pelo
menos 100 milhões de animais de estimação que, por sua vez, contribuirão para a
saúde das pessoas. O selo nos indica que estamos sendo bem-sucedidos neste
compromisso”, afirma Karina.
Além disso, Fortekor™ Flavour é líder de mercado da
categoria cardiorrenal, segundo relatório IQVIA (SINDAN), além de vencedor do
prêmio Easy to Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina
Felina a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a vida dos
responsáveis, apoiando-os na tarefa de administrar as medicações necessárias
aos gatos.
Para saber mais sobre as soluções Elanco, visite o
site meupet.elanco.com e siga o Instagram @elancopetsbr
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