Pesquisar no Blog

sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia Internacional das Mulheres: 5 dicas para ter uma rotina mais saudável


Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, e, com a chegada desta data, é importante não apenas celebrar as conquistas das mulheres, mas também abordar questões fundamentais relacionadas à sua saúde e ao bem-estar. 

Manter a saúde feminina requer atenção e cuidados específicos em diversas áreas, e a data é um momento importante para que possamos refletir sobre a importância da saúde integral da mulher, além de fornecer orientações valiosas para que as mulheres possam cuidar melhor de si mesmas em todos os aspectos da vida. 

Ao abordar os principais riscos que afetam a saúde feminina, podemos contribuir para que as mulheres tenham maior autonomia e conhecimento sobre seu próprio corpo. Para isso, a Dra. Amanda Vanzelli, ginecologista e membro da Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, reuniu algumas dicas importantes para incentivar práticas de autocuidado e prevenção de diversos problemas na saúde feminina.

 

1. Dieta equilibrada

Uma alimentação saudável é um pilar fundamental para a saúde, com efeito direto no controle de níveis importantes para o bom funcionamento do corpo, como o colesterol, diabetes e hipertensão. De acordo com a Dra. Vanzelli, faz parte da prescrição médica uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. “Não adianta ir em busca de tratamentos inovadores ou suplementos avançados, se não fizermos a nossa lição de casa”, afirma. 

De acordo com a médica ginecologista, uma dieta equilibrada pode acontecer por meio das escolhas diárias, sem grandes restrições. É possível começar apostando em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras, e evitando o consumo excessivo de açúcares, gorduras saturadas e alimentos processados. Além disso, deve-se priorizar uma hidratação constante e adequada, consumindo entre 1,5 a 2,5 litros de água por dia.

 

2. Corpo em movimento

A prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde feminina, inclusive, a prevenção de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados, ao menos, 30 minutos de atividade física leve ou moderada, cinco vezes por semana. 

A Dra. Vanzelli reforça que é importante olhar para a saúde integral da mulher e, neste cenário, encontrar uma modalidade que seja prazerosa e que seja mais fácil de incluir na rotina. “Devemos agir na prevenção de doenças e uma rotina saudável faz toda a diferença neste processo”, conclui.


3.Sono de qualidade

Com a correria do dia a dia, o sono de qualidade pode acabar ficando de fora da lista de prioridades de muitas pessoas, mas, não deveria. É importante adotar uma rotina antes de dormir para desfrutar de um descanso mais saudável e restaurador. Essa prática, também conhecida como higiene do sono, consiste em uma série de hábitos que podem incluir leitura, chás naturais e restrição de telas, que ajudam no processo de reeducar o cérebro quanto ao processo de dormir. 

A Dra. Vanzelli recomenda 8 horas de sono completas e, se possível, dormir antes das 22h. De acordo com a médica, a rotina do sono tem influência direta no funcionamento do metabolismo e precisa de atenção diária.


4.Consultas médicas regulares

A recomendação da Dra. Vanzelli é para que sejam realizadas consultas médicas de rotina uma vez ao ano, pois o check-up médico permite avaliar a saúde da paciente como um todo, favorecendo o diagnóstico de doenças ou condições predisponentes de forma precoce, com maiores chances de cura. 

Uma rotina saudável exige comprometimento, e a realização de exames e consultas médicas regulares auxilia neste processo e indica quais fatores precisam de maior atenção para cada pessoa. “O ideal é que os exames de rotina sejam realizados uma vez ao ano, mas, os cuidados com uma rotina saudável são para a vida inteira”, explica a ginecologista.


5.Autoconhecimento

Conhecer seu próprio corpo, seus limites e suas vontades são ferramentas poderosas na busca por uma rotina mais saudável e prazerosa. A Dra. Vanzelli afirma que a saúde da mulher deve ser vista de maneira integral e individual. “Cada mulher tem a sua necessidade, sua queixa ou suas demandas, que devem ser levadas em conta e tratadas de forma que faça sentido para cada estilo de vida”, reforça. 

É importante que as mulheres estejam cada vez mais atentas ao seu próprio organismo para identificar sinais que possam precisar de atenção médica. Alguns exemplos são o atraso atípico da menstruação, dores de cabeça recorrentes, mudanças de humor constantes e flutuações no peso. Além da realização do autoexame de mama, que envolve a observação e o toque dos seios para identificar possíveis alterações, como nódulos, inchaços, alterações na textura ou secreções mamárias para perceber mudanças sutis e buscar ajuda médica. 

Lembre-se de que a construção de uma rotina mais saudável renderá bons frutos por toda a vida, além de favorecer um dia a dia mais leve e feliz. Ao adotar medidas simples, as mulheres podem prevenir doenças e contribuir para o seu bem-estar integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados