Educador
financeiro Thiago Martello explica a prática e alerta que consumidores precisam
ficar atentos ao fazer compras
A palavra “reduflação” pode parecer estranha a
muita gente, mas certamente qualquer um já a conferiu na prática. Ela se refere
à redução de peso, medida ou unidades em itens da cesta básica, papel
higiênico, pasta de dente, sucos e vários outros produtos e é uma tática do
mercado para evitar o aumento de preços.
De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores
no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, empresas de
todo o mundo praticam reduflação em diversos momentos, especialmente quando o
poder de compra da população está menor.
“Quando a inflação está alta e o poder de compra
diminui, uma alternativa para a empresa não aumentar o preço de um chocolate,
por exemplo, é diminuir seu peso. Dessa forma, o consumidor paga o mesmo, só
que por um produto menor”, explica.
Legalmente, a medida é aceita, desde que a redução
de tamanho, peso ou quantidade esteja clara na embalagem do produto. O
consumidor, porém, precisa estar atento para que esse tipo de prática não afete
seu bolso.
“Normalmente, consumidores tendem a observar mais
um aumento de preços do que uma diminuição de tamanho, mas se a quantidade
diminui, pode ser que aquele mesmo produto não seja suficiente para o consumo
da família, que tende a realizar uma nova compra, onerando as contas. Nestes
casos, é importante avaliar se não é mais vantajoso mudar de marca em alguns
casos”, orienta Thiago.
O especialista também avalia que uma vez reduzidos
os tamanhos, é normal que, mesmo que a inflação diminua e o poder de compra
aumente, as marcas permaneçam com os produtos em versão “reduzida” nas
prateleiras e com o mesmo valor. “O que elas fazem, neste caso, é lançar uma
nova versão maior, com um novo preço”, diz. “Ou seja, mesmo com menos inflação,
o preço do produto antigo não cai e entra um produto novo mais caro. É
importante que o consumidor esteja atento a essas artimanhas e sempre compare
os preços ao comprar”, alerta.
Martello Educação Financeira
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