Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Odisseia do diagnóstico de doenças raras pode durar de 5 a 6 anos; tecnologias podem reduzir processo

Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado em 29 de fevereiro; entenda cenário no Brasil

 

Todos os anos, o Dia Mundial das Doenças Raras é lembrado no último dia de fevereiro e, em 2024, a data será 29/02. Conforme o Ministério da Saúde (MS), há cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil com alguma condição rara de saúde.[1] Atualmente, a jornada do paciente com doença rara dura de 5 a 6 anos, porém, novas tecnologias têm se mostrado eficazes na redução desse processo. 

“O tempo de espera pode ser doloroso, tanto para o paciente quanto para a família. Hoje, já temos estudos que comprovam que os testes genéticos podem contribuir na redução da jornada do paciente raro e dos custos para o sistema de saúde”, defende o Country Manager da Illumina no Brasil, Vagner Simões. 

O estudo mencionado é um trabalho de doutorado realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa realizou o sequenciamento do Exoma de 70 indivíduos, divididos em pessoas com déficit intelectual e pessoas com quadros de demência, distúrbios de movimento e outras doenças determinadas geneticamente, mas com padrões de herança diferentes. Os resultados mostraram que a jornada do paciente pode ser reduzida ao utilizar o teste genético em primeira linha. 

Segundo Simões, isso ocorre porque o exame utilizado de forma padrão no Sistema Único de Saúde (SUS) é o Cariótipo. “Ele identifica três casos de alteração em cada 100, enquanto o Exoma pode identificar 40”, explica. 

Ele ainda ressalta que o parecer técnico-científico já foi aceito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e já foi incorporado ao Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (Sigtap), porém o serviço ainda não é utilizado no SUS porque ainda não foi atrelado um valor a ele.




Illumina
www܂illumina܂com
Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.



[1] Governo lança caderneta do SUS para pessoas com doenças raras - Link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados