Longo tempo de espera e dificuldades no
agendamento de consultas são alguns desafios enfrentados por pacientes em
instituições de saúdeFreepik
O cenário da saúde é constantemente desafiado por questões que assustam os pacientes e os afastam, imprudentemente, de consultórios e clínicas médicas, levando a um declínio na confiança e na satisfação com os serviços oferecidos. Nesse contexto, a tecnologia surge como aliada capaz de superar barreiras e proporcionar um ambiente mais seguro e confiável.
“A integração eficaz da tecnologia na prática clínica pode melhorar
significativamente a experiência dos pacientes, promovendo um atendimento
eficiente e personalizado. No entanto, é importante lembrar que ela deve sempre
ser utilizada de forma ética e responsável, respeitando a privacidade e
segurança das informações dos pacientes”, comenta Elton Tognon, head de
estratégias da Nuria, healthtech com autoridade em interoperabilidade no setor
da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar o
engajamento do paciente.
À medida que nos aprofundamos na transformação digital, a saúde
deve acompanhar esse progresso. Pensando nisso, o executivo traz cinco pontos
de atenção que podem ser beneficiados com o auxílio da tecnologia. Confira:
Dificuldades no agendamento de consultas
Longos períodos de espera ou complexidade no agendamento de
consultas, exames e avaliações clínicas podem frustrar os pacientes. Hoje, a
tecnologia já proporciona soluções que facilitam e otimizam a marcação dos
procedimentos, o que inclui agendamento online, lembretes automáticos,
integração de calendários e o gerenciamento eficiente da agenda de profissionais
de saúde.
Comunicação ineficaz
Um dos principais desafios na saúde é a comunicação clara entre
profissionais e pacientes. Isso pode resultar em mal-entendidos, falta de
adesão ao tratamento proposto e até aplicação do tratamento de forma incorreta.
A tecnologia entra em cena com soluções como as que facilitam o onboarding do
paciente nas instituições de saúde. Além disso, os prontuários digitais
possibilitam o compartilhamento de informações entre diferentes especialidades
médicas, evitando ruídos e interações medicamentosas.
Falta de acesso a informações clínicas
Os pacientes, por muitas vezes, se sentem desamparados ao não
terem acesso fácil aos seus próprios registros médicos. A interoperabilidade
bem implementada facilita a consolidação de dados da jornada do paciente em
portais e aplicativos de saúde, assim, fornece acesso instantâneo a informações
específicas, permitindo que cada um monitore seu progresso e tome decisões
informadas sobre sua saúde.
Tempo de espera excessivo
A longa espera por consultas médicas é uma fonte comum de
frustração. Nesse caso, a tecnologia pode ser aplicada através de sistemas de
agendamento online, que permitem aos pacientes escolher horários convenientes e
receber notificações sobre a disponibilidade de consultas. Além disso, soluções
de gerenciamento de filas virtuais podem diminuir o tempo de espera no local. A
previsibilidade pode tornar o tempo mais proveitoso.
Falta de acompanhamento pós-consulta
Muitas vezes, após uma consulta ou tratamento, os pacientes se sentem
deixados à própria sorte. A tecnologia pode ser utilizada para implementar
sistemas de envio automatizados, como lembretes de medicamentos, notificações
de consultas de acompanhamento e monitoramento remoto de condições crônicas.
Nuria
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