Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Brasileiros estão mais próximos de viverem o sonho americano; entenda


Demanda por profissionais altamente qualificados nos Estados Unidos é oportunidade para brasileiros conquistarem o direito de viver legalmente nos Estados Unidos, especialmente quem atua em áreas da engenharia ou medicina. Mooving Global, empresa especializada na solicitação de green card para profissionais altamente qualificados, prevê aumento de 200% na procura por este tipo de visto este ano. 

A instabilidade econômica e política, desafios em segurança pública e a falta de valorização da mão de obra são alguns dos fatores que têm feito com que brasileiros busquem, cada vez mais, morar nos Estados Unidos. No ano passado, um número recorde de vistos para residência permanente, o green card, foram emitidos para pessoas que nasceram no Brasil. No total, mais de 4,7 mil brasileiros conquistaram o visto baseado em empregabilidade. Este ano, o número deve ser bem superior, já que a Mooving Global, empresa especializada em assessoria imigratória, teve um aumento de 200% na procura por este tipo de visto no primeiro trimestre de 2023, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Uma das maneiras de conquistar o green card e que tem chamado atenção de profissionais brasileiros é um tipo de visto que vai de encontro ao interesse nacional americano, ou seja, para profissionais acima da média, e que dispensa uma proposta de emprego. Segundo a diretora executiva da Mooving Global, Isabella de Cillo Medeiros, profissionais das áreas de engenharia, como civis, mecânicos, eletricistas e de petróleo, assim como profissionais de especialidades médicas, estão entre as profissões com maior chance de conseguir a residência.

“Há nos Estados Unidos uma grande demanda por profissionais destas áreas, então eles consideram que são de interesse nacional, ou seja, trarão uma contribuição significativa e sustentada para os Estados Unidos, e por este motivo concedem o green card independentemente de oferta de emprego. Existem vários tipos de visto de trabalho americano, com requisitos próprios, sendo o EB-2 NIW um dos mais atrativos por conferir mais benefícios ao imigrante e à sua família e não depender de uma oferta de trabalho. Para solicitar o direito de morar legalmente nos Estados Unidos via EB-2 NIW, o ideal é que além do diploma de bacharel, o profissional tenha especializações, seja reconhecido no mercado de trabalho e também no setor de pesquisa, com participação em seminários e artigos publicados”, explica Isabella. A executiva destaca ainda que uma das principais vantagens desse tipo de visto é que ele é extensivo aos parentes próximos. “O cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos do profissional que conseguir o green card por meio dessas qualificações também terão direito a morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos”.

 

Como funciona o processo

Um dos vistos que dão direito a profissionais altamente qualificados e suas famílias a morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos é o EB2-NIW. A solicitação começa com a apresentação de documentos que comprovem a vida acadêmica e profissional e um requerimento técnico que justifica que o profissional é de interesse para os Estados Unidos, atendendo os requisitos estabelecidos pela lei de imigração americana. O processo pode demorar de 45 dias a mais de 24 meses para ser aprovado, mas a Mooving Global já teve casos deferidos em pouco mais de dois meses, seguindo o processamento comum, ou seja, sem o pagamento de taxas extras pelo cliente para avaliação expedita (denominado Premium Process). 

Com uma grande expertise no ramo, a empresa é a única que possui 100% de taxa de aprovação deste visto. “Fazemos um processo seletivo apurado dos candidatos e só aceitamos casos em que temos convicção de que há potencial de aprovação, mesmo assim, o deferimento depende da análise do oficial de imigração. Temos tanta confiança na qualidade impecável do nosso trabalho que cobramos de 20% a 30% no momento do protocolo do processo e o restante só recebemos se e quando o processo for aprovado, assumindo um risco financeiro pelo cliente”, explica Isabella.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados