A
mudança de endereço marca o início de uma nova fase da vida e, por isso, merece
todo o cuidado na elaboração da festa que celebra esse momento istock
Um dos eventos mais importantes e aguardados da vida adulta é a saída da casa dos pais. Morar sozinho ou com uma pessoa amada certamente apresenta desafios, mas a rotina garante que o orgulho e a alegria sejam proporcionais ao aumento repentino de responsabilidades. Diante da característica singular desse acontecimento se encontram as justificativas para reunir amigos e familiares em comemoração à mudança de lar.
Assim como outras festas brasileiras com a nomenclatura de “chá”, o de casa nova também suscita, mesmo que nas entrelinhas, o direcionamento dos presentes a serem compartilhados com os anfitriões. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível desburocratizar o evento e torná-lo, de fato, produtivo, sem perder o brilho de ser um ato de celebração pela nova etapa da vida.
Organizando
o evento
A percepção de que basta decidir data, local, buffet, lista dos utensílios e convidados não poderia ser mais equivocada. Além dessas obrigações essenciais, o host deve tornar a celebração interessante e divertida, afinal, ela raramente acontece duas vezes ao longo de uma existência humana. Algumas dicas podem contribuir no processo criativo:
- Festa temática: caso seja realizada à noite, pode-se utilizar como base temas de baile de máscaras ou à fantasia;
- Gincanas: promover competições com jogos de tabuleiro ou cartas é um exemplo de entretenimento simples e eficiente;
- Lembrança personalizada: se apenas pessoas queridas estiverem reunidas, vale a pena pedir que façam algo que fique marcado na história da casa, como plantar uma árvore ou fazer, de próprio punho, algum artesanato;
- Mãos na massa: outra maneira de envolver e entreter os convidados é levá-los até a cozinha e compartilhar receitas caseiras.
Cabe
ressaltar ainda que essas alternativas de provocar a aproximação e construção
de memórias ao longo do encontro não retiram de quem o promove a necessidade de
ser gentil e elegante. Portanto, o ambiente precisa ser agradável, ter comida e
bebida à disposição e, se possível, oferecer uma lembrancinha de
recordação.
Lista
de presentes
É comum existir certo receio de especificar os produtos a serem comprados em eventos como o chá de casa nova. Entretanto, a listagem evita desperdícios e a obtenção de peças sem utilidade para a realidade e rotina do morador. O fato é que, apesar dos sites especializados em criar listas de presentes, quem nunca montou uma casa encontrará dificuldades para perceber quais são os itens fundamentais da mobília.
Diante
disso, o modo assertivo de delimitar os objetos demanda a observação individual
de cada cômodo. Isto é, ao invés de projetar todo o imóvel, cria-se pequenas
listas com os artigos, móveis e eletrodomésticos essenciais de cada espaço.
Independentemente da impossibilidade de ganhar tudo que foi listado, do ventilador à
geladeira, esse levantamento é importante, inclusive, para orientar os
investimentos futuros no novo lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário