Para o escritor
palestrante Alexandre Slivnik, autoconhecimento, inteligência emocional e
confiança são fundamentais para superar esse tipo de frustração
Qualquer pessoa está sujeita a receber um não
durante sua jornada em uma carreira profissional, especialmente quando se está
dando os primeiros passos em um mercado de trabalho extremamente competitivo.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza
cursos e palestras há vinte anos, independente do que aconteça, mais importante
que os erros e acertos, é a forma como as pessoas encaram esse tipo de
situação. “Muitos não conseguem lidar com a falta de sucesso inicial. No
entanto, as negativas fazem parte da vida de todos nós. Quanto maior a nossa
maturidade e a nossa experiência, mais fácil é aceitar os nãos que a vida nos
dá”, relata.
O palestrante acredita que existem algumas dicas
que, se postas em prática, podem ajudar a superar esses momentos
desconfortáveis na vida de um profissional. “A primeira dica que eu dou é:
pense e aceite que nem tudo será do jeito que queremos que seja. As coisas vão
dar errado e isso faz parte da vida. Nesse momento, o importante é ter a cabeça
no lugar e entender que essa não será a primeira e nem a última vez que algo
não sai como o planejado”, pontua.
Para o vice-presidente da ABTD, ter
autoconhecimento também é fundamental. “Cada indivíduo deve descobrir quais são
as suas principais forças e fraquezas para que eles possam evoluir onde é mais
necessário. Quando sabemos quais são nossas virtudes sociais e profissionais,
podemos evidenciá-las ainda mais. Quando se sabe quais são suas principais
limitações, é possível trabalhá-las e aprimorá-las”, declara.
A terceira dica do especialista é ter tranquilidade
e inteligência emocional. “Hoje em dia é muito importante ter inteligência
emocional para lidar com as adversidades do dia a dia, do trabalho, da carreira
e, até mesmo, da vida familiar. Sem um emocional equilibrado as pessoas tendem
a transformar pequenos empecilhos em enormes problemas e isso pode ser
prejudicial nas mais diversas situações”, alerta.
Slivnik acredita que a última e principal dica é
acreditar em si mesmo. “Quando alguém recebe um ‘não’ diversas vezes, não quer
dizer que ele tenha um problema para exercer as funções de sua profissão.
Talvez, essa pessoa está simplesmente remando para o lado errado, por isso o
autoconhecimento é fundamental para melhorar os rumos de uma carreira
profissional. Para mim, as pessoas devem aceitar aquilo o que elas não podem
mudar, mas mudar o que elas não conseguem aceitar”, finaliza.
Alexandre
Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de
palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do
best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for
Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral
do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor
convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional
com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um
dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante
Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.
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