Especialistas orientam estudantes que vão prestar vestibular em 2022 e não sabem como controlar a ansiedade
O fim do ano se aproxima e com ele chega o período mais esperado pelos estudantes: a temporada de Vestibulares. Junto dela vem no pacote o estresse, o nervosismo e a ansiedade. Por isso, mais do que ter se preparado ao longo do ano para as provas, é preciso ter inteligência emocional, ou seja, administrar as emoções para conquistar um melhor rendimento no dia da prova.
Como equilibrar isso tudo? Para a psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Karen Bisconcini, é indispensável montar uma rotina de estudos que contemplem momentos de lazer, exercícios físicos e outras atividades que possibilitem o autocuidado e bem-estar. “É necessário ter pausas entre as horas de estudo para o melhor foco e concentração. Importante, também, que o vestibulando mantenha atividades sociais e familiares para não ficar apenas sob estresse da prova”, explica Karen.
Outros
fatores importantes são assegurar uma boa alimentação e a qualidade do sono.
“Se exercitar com regularidade, dormir e se alimentar bem são partes essenciais
para estar mais tranquilo e bem preparado para o dia da prova. A falta de uma
rotina para dormir, por exemplo, ou dormir poucas horas pode provocar uma
exaustão “acumulada”, acarretando a irritabilidade, falta de atenção e cansaço
excessivo.”, reforça.
A dieta do estudante
Bruna Lima, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que o alicerce de uma mente saudável é ter um corpo saudável, e para isso é fundamental que o estudante dê atenção a sua dieta, tanto no dia a dia pré-vestibular quanto no momento final.
Para o dia da avaliação, ela ressalta a importância da primeira refeição do dia. “No dia anterior da prova vá dormir cedo e acorde em um bom horário para preparar um bom café da manhã, que é uma refeição de extrema importância para fornecer energia para o seu dia. Nessa refeição é legal ter uma variedade de frutas, granola ou aveia e uma proteína, como iogurte natural e ovos mexidos”, recomenda Bruna.
Também
é interessante evitar alguns tipos de alimentos, explica a nutricionista.
“Mantenha sempre uma alimentação equilibrada onde a sua base devem ser os
alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais. Evite os
ultraprocessados, doces, frituras e refrigerantes”, explica.
Outra dica de ouro, segundo a nutricionista, é não exagerar na comida. “Não coma muito próximo do horário da prova para não se sentir “pesado” e não ter sono. Procure almoçar com antecedência. E atenção, não tome muita água antes de entrar na sala da prova para que a vontade de ir ao banheiro não atrapalhe sua concentração” finaliza a nutricionista.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário