“Antigamente, ao consultar o dicionário,
encontrávamos a seguinte definição: ‘sf qualidade, característica ou condição
de sustentável’. Hoje já é diferente! O significado da palavra não mudou, mas
ganhou destaque nos dicionários. Sustentabilidade é a ‘capacidade
de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso
afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas,
sociais, culturais e ambientais. Qualidade ou propriedade do que é sustentável,
do que é necessário à conservação da vida’. A sustentabilidade
deixou de ser algo passivo para ser ativo.
Ser sustentável é fundamental para o
desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e equilibrada, uma sociedade
com cidadãos capazes de viver de forma responsável, tendo como propósito
diminuir o rápido avanço da escassez de recursos naturais no planeta,
imprescindíveis à nossa sobrevivência.
Por esse motivo, faz-se necessária a
inserção do tema nas escolas. Refletir sobre a importância de atitudes e
alternativas menos agressivas ao meio ambiente desde a infância, contribuirá
para a formação cada vez mais responsável do ser humano. A amplitude do nosso
trabalho nessa área se traduz em desenvolvimento socioemocional. Ao se pensar
um espaço consciente e preocupado com o próximo, trabalhamos valores e
habilidades como: resiliência, empatia, colaboração, ética, responsabilidade,
criatividade, senso crítico e capacidade de adaptação em contato com problemas
e mudanças.
Para que o trabalho na escola seja efetivo,
há necessidade de um corpo docente engajado, crente desse movimento e nova
demanda. A escolha de projetos e ações socioambientais devem estar atrelados a
mudança de postura em todo ambiente escolar e na vida de cada funcionário como
um todo. A partir desse olhar, é possível construir e investir na
multidisciplinaridade de temáticas sustentáveis para consolidar a ação
pedagógica.
O aluno deve ter papel ativo nas práticas
sustentáveis para que sua ação pedagógica se torne um hábito nesse processo de
formação e construção de um indivíduo responsável dentro da sociedade. Pequenas
práticas diárias, que vão da infância à adolescência, são a raiz do
desenvolvimento desse cidadão. São essas atitudes e projetos trabalhados por
nós, que irão perpassar os muros da escola, transformar a vida de cada criança
e caminhar em direção a construção de futuro melhor!”
Mariana Moucachen - Professora de ciências e biologia do
Colégio Domus, de São Paulo
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