30 anos após o
surgimento do SMS, pesquisa da Infobip mostrou que mensagens de texto são as
queridinhas dos brasileiros quando o assunto é comunicação - seja por SMS ou aplicativos
É inegável como mandar mensagens de texto se tornou
a forma de comunicação preferida do século XXI. É o que comprova a pesquisa
realizada no Brasil pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel
na nuvem. 94,4% das pessoas prefere responder a uma mensagem de texto do que
atender a uma ligação, seja por Whatsapp ou SMS - que este mês está completando
30 anos desde a sua criação.
Os resultados, apesar de curiosos, não surpreendem.
Afinal, quem nunca mandou uma mensagem durante uma reunião de trabalho ou aula
que atire a primeira pedra - 53,2% dos entrevistados responderam já terem
enviado uma mensagem nesse contexto. Além disso, cerca de 27% dos brasileiros
já escreveram uma mensagem SMS enquanto seu avião decolava, 25,8% enquanto estavam
em uma cerimônia de casamento, 22% durante um funeral e 31,7% enquanto dirigiam
- uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro
(CTB), passível de multa e sete pontos na Carteira Nacional de
Habilitação.
Uma coisa é certa: se quiser se comunicar com
alguém de forma ágil e eficaz, mande uma mensagem. Esse é o principal insight
da pesquisa, segundo Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip. “Quando
falamos em comunicação entre empresas, ou ainda entre empresa e cliente, é vital
entender que é preciso adequar o formato aos hábitos do receptor”, explicou
ele.
Conteúdo é rei
Da mesma forma, Ivan comenta que não é suficiente
prestar atenção somente ao formato de comunicação: “É preciso se atentar também
ao conteúdo das mensagens, sejam elas privadas ou não”. A pesquisa da Infobip
revelou, por exemplo, que mais de 65% dos brasileiros já enviou uma mensagem
para a pessoa errada e se arrependeu. As consequências podem ser ainda mais
sérias no caso dos 23% de brasileiros que contaram já ter enviado mensagens
enquanto estavam alcoolizados, ou ainda os 38% que relataram terem utilizado
emojis ou abreviações incorretas durante uma conversa sensível.
Se em conversas de teor pessoal e privado essa
situação já é considerada delicada, quando falamos em comunicação comercial,
mais ainda. Soluções como o WhatsApp Business API surgem para suprir essa
necessidade, conta o executivo da Infobip.
“A Infobip provê suporte para marcas que queiram
utilizar a ferramenta, além de oferecer outras soluções exclusivas como o
Conversations, plataforma unificada com um perfil e histórico de atendimento
para cada cliente - ou seja, todas as conversas e contatos que a pessoa teve
com a marca em um só lugar”, explica Ivan.
Ele compartilha ainda uma dica valiosa para as
empresas que queiram usufruir das vantagens que a tecnologia oferece quando
estão contatando clientes: “uma das melhores saídas para garantir um bom
relacionamento é focar na personalização de atendimento, prestando atenção às
demandas de cada cliente e entendendo qual o método que mais funciona com
aquele indivíduo - daí a necessidade de contar com uma ampla gama de
ferramentas”, finaliza.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250
brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se
comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens
de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel
online em novembro de 2022.
Infobip
Nenhum comentário:
Postar um comentário