A unidade de atendimento móvel da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) tem capacidade para preparar até 4.500 refeições por dia e lavar cerca de 500 kg de roupas
Nesta quinta-feira (17), por volta das 12h, chega à região
afetada pelas chuvas em Petrópolis, a carreta solidária da Agência Adventista
de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). A unidade móvel tem
capacidade para preparar 4.500 refeições por dia, lavar até meia tonelada de
roupas e prestar atendimento psicológico à comunidade. A carreta ficará no
pátio da Igreja católica Santo Antônio, no Alto da Serra.
A cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, sofre graves consequências após um temporal que atingiu a região na última terça-feira (15). Por causa das enchentes e deslizamentos de terra, até a noite desta quarta-feira (16), já eram 80 mortes confirmadas, entre homens, mulheres e crianças. O Corpo de Bombeiros ainda não contabilizou o número de desaparecidos.
Ao longo dos últimos cinco anos, a carreta solidária passou por mais de 40 cidades brasileiras. Cortando as estradas do País, serviu mais de 110 mil refeições e lavou 150 toneladas de roupas.
De acordo com a coordenadora da unidade móvel, Cristiane Maximiano, a carreta atendeu vítimas de tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de vítimas dos deslizamentos de terra em São Paulo e prestou apoio no combate ao coronavírus. “Uma das experiências que mais me marcou foi o atendimento que fizemos em Brumadinho. Devido ao tamanho do desastre e a mobilização de voluntariado, eu vivi uma experiência que mudou a minha maneira de pensar e sentir”, relembra Cristiane, emocionada.
Em Petrópolis, à princípio, a carreta vai estar na região de Alto da Serra, fazendo cerca de 1 mil refeições simples por dia, como sopa, ou até 500 refeições completas com arroz, feijão e proteína. Cerca de 500 quilos de roupa poderão ser lavadas.
Como funciona?
O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido
em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação
quente, até 1500 refeições por turno; o segundo para a lavagem e secagem de
roupas, com capacidade de entregar até 500 quilos de roupa limpa por dia; e o
terceiro para a realização de apoio psicológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário