Nos últimos meses, pais conviveram com seus filhos em casa muito mais tempo do que poderiam imaginar. Mesmo com o esforço do modelo híbrido de educação – adotado pela maioria das instituições de ensino, estudiosos da educação já apontam para um prejuízo significativo no desenvolvimento das crianças neste período. A boa notícia é que a prática dos exercícios cognitivos certos pode contribuir para retomar os níveis de agilidade das crianças no pré-pandemia.
No Brasil o principal levantamento foi feito pela
Fundação Getúlio Vargas, encomendada pela Fundação Lemann e divulgado pela
Agência Brasil e mostrou que a educação brasileira pode retroceder até quatro
anos nos níveis de aprendizagem devido à necessidade de suspensão das aulas
presenciais na pandemia, com o agravante da dificuldade no acesso ao ensino
remoto.
Esse é considerado o pior cenário, em que os
estudantes não teriam aprendido o conteúdo durante o ensino remoto. A
partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi possível
simular uma perda equivalente a quatro anos em língua portuguesa e de três anos
em matemática, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, considerando o pior dos
cenários, considerado pessimista.
Para além disso, os pais comprovaram na prática que
seus filhos mudaram muito nos últimos meses. A funcionária pública Ana Paula
Silva, de 45 anos, de Jacareí (SP) mãe do estudante Matheus Silva, de 12 anos,
aluno do 7º ano, avalia que crianças tiveram dificuldade principalmente para
entender a dinâmica do ensino remoto.
“Meu filho começou a fazer as atividades sem
direcionamento, ia fazendo as coisas apenas que ele tinha afinidade e
abandonando outras coisas e com isso perdia prazos e ficava desesperado. Além
disso perdeu contatos com alunos que o ajudavam e com outros que ele auxiliava,
o que impactou muito nos seus resultados como um todo neste ano”, avaliou.
Ginástica para o cérebro na retomada
Depois de um ano longe da rotina e dos amigos, o
cérebro precisa, mais do que nunca, de novidade, variedade e desafio crescente
para retomar os patamares de desenvolvimento pré-pandemia. Esta necessidade é
ainda maior para crianças já que mais de 80% dos neurônios que nos acompanham
ao longo da vida são conectados durante os primeiros anos de vida, e a
qualidade das conexões depende fundamentalmente do ambiente, das experiências e
dos contextos em que a criança vive.
“É unânime que as crianças e jovens precisam, hoje,
mais do que nunca de um auxílio excepcional para retomar suas atividades. Nossa
missão enquanto uma empresa de desenvolvimento cognitivo neste momento é
ensinar essas crianças a aprender de novo, retomar os níveis de concentração e
raciocínio para diminuir essa lacuna que a pandemia inevitavelmente trouxe”,
disse Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do Supera.
Além da estimulação através de ginástica para o
cérebro oferecida pelo Supera, algumas técnicas também favorecem a concentração
e o raciocínio em crianças e jovens neste momento, segundo a docente do curso de Graduação em Gerontologia da
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
(EACH-USP), Thais Bento, confira:
- Formação de rimas: as rimas organizam os materiais, associando a
um certo ritmo. Exemplo: quando ouvimos uma música para aprender conceitos
de Biologia, como fazem os professores de cursos pré-vestibulares.
- Criação de imagens: A atribuição de um significado à informação
visual facilita a evocação do material. Combinar imagens com repetições
parece ser ainda mais eficaz do que utilizar apenas as imagens. Exemplo:
ao visualizarmos a “bota” italiana ao dar um pontapé numa pedra, logo
identificaremos a Sicília.
- Uso de organização: a informação pode ser usada de muitas
maneiras. Organizar as palavras em ordem alfabética ou de modo que suas
iniciais formem uma sigla com significado, como por exemplo, T.O.C.
(Transtorno Obsessivo-Compulsivo), pode facilitar sua evocação.
- Técnica específica para leitura: Neste caso, uma das estratégias mais
recomendadas é a estratégia PQRST. Caso você ache à primeira vista esta
prática um pouco complicada, tente, primeiramente, organizar etapas na
cabeça para depois colocá-las em prática. Uma vez dominada a técnica, ela
passa a ser de grande valia no dia a dia.
P = Prévia: leia a informação uma vez para saber do
que se trata.
Q = Questão: faça perguntas a você mesmo sobre o
que leu.
R = Releia: releia a informação tentando responder
às perguntas.
S = Selecione: selecione a resposta correta.
T = Teste: releia a informação para testar se as
respostas estão corretas.
A adoção de um estilo de vida saudável, com a
prática de atividade física regular, uma dieta saudável e equilibrada bem como
a prática do lazer e a disciplina em hábitos de sono contribuem para o
bem-estar em geral e estabilidade do humor, sendo extremamente benéficos para o
melhor desempenho da memória recente e da aprendizagem em crianças jovens e
adultos.
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