As
apostas para este ano continuam na Inteligência artificial, captação remota e
vídeos como meio de comunicação corporativaFonte: divulgação
Em uma época de grande transformação digital, o setor audiovisual se tornou um das principais ferramentas para a comunicação eficaz de pessoas e organizações, já que está diretamente ligado ao modo em como a sociedade cria e consome conteúdo. Em 2020, durante o isolamento social em decorrência da pandemia, os vídeos se tornaram tanto escapatória de entretenimento, quanto uma forma de interlocução e conexão entre empresas e seus colaboradores e método de educação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, 98% dos usuários de internet consomem algum tipo de conteúdo via streaming de áudio ou vídeo e 73% afirmam que o consumo de streaming de vídeo (pago ou gratuito) aumentou após o início da atual crise. Por isso, uma série de tendências surgiram neste período, que tendem a se fortalecerem ainda mais em 2021. A produtora de conteúdo e tecnologia, Prime Arte, cita cinco delas:
1. Inteligência
Artificial
A
implementação da Inteligência Artificial (IA) na vida cotidiana dos
consumidores tornou-se natural e não seria diferente se todos os setores
implementassem esse recurso na maneira em que interagem com seus clientes,
parceiros e colaboradores. Deep Learning, Machine Learning, Neural TTS e Deep
Fake são algumas das ferramentas de Inteligência Artificial mais utilizadas
pelas produtoras audiovisuais atualmente. Com elas, é possível armazenar
números absurdos de dados, construir roteiros personalizados para cada tipo de
demanda, produzir vídeos utilizando serviços cognitivos de vozes neurais,
capazes de criar vozes realistas em diversas entonações e em várias línguas a
partir de qualquer texto. Quanto mais tecnologias vão surgindo, mais as
empresas precisam se moldar a elas. O vídeo 360º, por exemplo, que usa uma
câmara omnidireccional ou várias câmaras para filmar em todas as direções,
imerge o usuário de forma que ele pode controlar o que está vendo, passando a
sensação de interação com o vídeo, deixando o conteúdo muito mais
interessante.
2.
Direção remota
Desde
março de 2020, as produtoras audiovisuais tiveram que encontrar novas formas de
continuar a fornecer seus produtos, já que a quarentena imposta pela pandemia
no novo coronavírus paralisou todas as filmagens e qualquer tipo de produção.
Uma das melhores soluções encontradas para aquelas que precisavam se locomover
para outras cidades e estados foi a captação de vídeos com equipes remotas. Ao
contratar plataformas e equipes locais, além de alinhar todas as expectativas
entre cliente e produção, é preciso estudar uma série de fatores, como clima e
horário, a fim de evitar qualquer contratempo. A direção remota se tornou uma
realidade que deve continuar crescendo, já que empresas e produtoras
descobriram, dependendo da complexidade de um projeto, a praticidade, não só
artística como em questões de custos, da contratação de equipes
terceirizadas.
3.
Vídeos para marketing
Eles
já existiam, mas tiveram que se reinventar num ano em que todo mundo produzia
vídeos a cada minuto. Mais do que um projeto tradicional bem produzido, a
produção de conteúdo personalizada, falando diretamente com o consumidor, foi a
chave para se destacar da concorrência. Lives e webinars criativos, exibição e
apresentação dos produtos em vídeo foram alguns dos métodos encontrados por
muitos negócios, além de mesclar audiovisual e tecnologia nas na criação de
peças de marketing, customizando-as com os dados de cada cliente a fim de criar
uma experiência única. Uma das técnicas mais interessantes é o Motion Graphics,
mais dinâmico e didático que outras formas de vídeo, ele trabalha com recursos
de animação e design para construir uma narrativa mais eficiente e
atrativa.
4.
Audiovisual como forma de comunicação
A
tendência de empresas ou instituições de ensino utilizarem produções
audiovisuais como meio informativo e educacional já vem de anos, mas nunca foi
tão forte quanto nos últimos meses. Para além de instrumento institucional para
comunicação interna em corporações ou vídeo-aulas para EAD, o formato é uma das
maneiras mais assertivas para engajar clientes, colaboradores ou alunos
produzindo conteúdos que vão além do padrão tradicional. Isso pode ser visto em
temas voltados sobre saúde e bem-estar durante o período de isolamento social,
dicas para render no trabalho e nos estudos em casa, mensagens de empatia e
apoio à todos que estão passando por esse peŕiodo delicado, entre outros.
Triplicaram de tamanho e vão continuar em alta também os vídeos tutoriais, que
ensinam o público todo o tipo atividade, seja cozinhar, costurar, consertar
algum objeto ou se exercitar.
5.
Acessibilidade audiovisual
Prática
cada vez mais essencial, plataformas audiovisuais com audiodescrição, legendas e
Libras ganham destaque por, além de seguirem a fundo as normas de
acessibilidade no audiovisual, trabalham pautas de inclusão e igualdade,
ajudando pessoas com deficiência no convívio social e a facilitar o seu
atendimento. Segundo o IBGE, cerca de 28 milhões de brasileiros possuem graus
de surdez e 6,5 milhões possuem deficiência visual. Os temas sociais estão em
evidência e os usuários estão de olho em quem expressa preocupação e busca
engajamento sobre a questão. Portanto, organizações que se dedicam à causa e
praticam a comunicação acessível em projetos audiovisuais se tornam exemplo de
comprometimento e respeito, e encontram nessa parcela da população novos
consumidores.
Prime Arte
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