Considerando que uma pessoa respira cerca de 10 mil litros de ar diariamente, questões como a qualidade do ar respirado, filtragem de poluentes, conforto térmico, bem-estar e controle de doenças respiratórias devem ser observados, e podem ser controlados com o uso do ar-condicionado em um ambiente de trabalho. Mas, para que isto ocorra de forma segura, é necessário que sejam seguidas recomendações, normas e Leis existentes.
Assim como no dia a dia, em especial no retorno ao
ambiente de trabalho ainda neste período de pandemia da Covid-19, aliado agora
às altas temperaturas, o uso de sistemas de climatização artificial torna-se
essencial e exige alguns cuidados e atenção. E, por este motivo a ABRAVA –
Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e
Aquecimento destaca algumas medidas preventivas no uso do ar-condicionado,
e faz um alerta para que ambientes que não disponham de renovação de ar por
ventilação mecânica ou mesmo que ainda de forma natural através de portas e
janelas, não devem ser ocupados, pois esta condição é indispensável para o uso
seguro do ar-condicionado e no controle de doenças transmissíveis pelo ar.
Vale lembrar que, existem alguns tipos de
equipamentos como mini plits simples normalmente utilizados em residências e
ambientes comerciais de pequeno porte como lojas, consultórios, escritórios, dentre
outros, que podem ser operados por qualquer pessoa, e outros sistemas maiores e
mais complexos como “Centrais”, Splitões, roof-tops, fan-coils etc,
que devem ser operados apenas por profissionais habilitados. Neste
contexto, existem interações com os equipamentos que podem ser realizadas pelo
usuário final, e outras apenas por profissionais habilitados.
Cuidados para com o uso ao ar-condicionado em um
ambiente comercial
O usuário final/colaborador de um ambiente de
trabalho deve:
- Manter
a temperatura em torno de 24ºC (indicada pela OMS – Organização Mundial da
Saúde), em conformidade com a Portaria 3.523/98 e Resolução 09/03 da
ANVISA, evitando temperaturas muito abaixo ou mesmo muito acima do
recomendado;
- Observar
e exigir o bom estado de conservação e limpeza dos equipamentos e
acessórios;
- Sempre
que achar necessário, solicitar o PMOC – Plano de Manutenção, Operação,
Manutenção e Controle assinado por responsável técnico legalmente
habilitado e o laudo da qualidade do ar interno previsto de acordo com a
Lei 13.589/18 para ambientes com mais de 60.000 Btus/hora.
- O
primeiro ocupante que chegar ao ambiente deve ligar o equipamento de
ar-condicionado, abrir portas e janelas para a troca do ar interno por um
tempo aproximado de 15 minutos.
O responsável operacional do ambiente comercial,
assim como do sistema de ar-condicionado deve:
- Cumprir
os requisitos legais para utilização de sistemas de climatização como:
- A
Portaria 3.523/98 e a RE-09 da ANVISA determinam a existência de periodicidades
mínimas a ser observadas para alguns componentes do sistema, que são
classificados como pontos disseminadores de poluentes. A saber: bandeja de
condensado, filtros de ar, serpentinas, ventiladores, rede de dutos, salas
de máquinas, umidificadores e tomada de ar externo (TAE). Para filtros de
ar, caso sejam descartáveis, o período máximo de uso independentemente da
saturação é de 90 dias.
- Manter
atualizada as análises da qualidade do ar interno, no mínimo
semestralmente, e fazer as correções dos desvios identificados nos laudos,
conforme Resolução 09 da ANVISA. Recomendamos monitorar constantemente a
qualidade do ar.
- Manter
o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle previsto na Lei Federal
13.589/18 atualizado e em local de fácil acesso. O PMOC obriga a
manutenção de sistemas de ar-condicionado em todos os edifícios de uso
público e coletivo, em garantia a segurança e saúde das pessoas
- Em
casos de o ambiente comercial ter um equipamento simples, o responsável
deve mantê-lo limpo, em especial lavar bandejas e filtros com produtos
adequados. Caso não sinta-se preparado para tal ação, contrate um
especialista.
- Para
manutenção de outros componentes do equipamento como troca de filtros de
ar, trocadores de calor, ventiladores, gabinetes e acessórios, a
manutenção deve ser realizada apenas por profissionais especializados.
- Observar
se no sistema de climatização do ambiente existe o dispositivo de
renovação de ar interna instalado. Se necessário ajustar a renovação do ar
externo em maior vazão possível, com atenção para áreas altamente
poluídas. Em caso negativo é necessário providenciar sua adequação com
urgência.
Caso não seja possível instalar o dispositivo ou
sistema para a renovação de ar, manter o(s) equipamento(s) de ar-condicionado
em modo ventilação, e abrir portas e janelas para garantir uma ventilação
natural. Quanto maior a ventilação do ambiente interno, menor o risco de
transmissão de patógenos. Para ter certeza que a aberta de portas e
janelas está sendo eficiente, consulte um profissional especializado.
Importante manter filtros de ar no equipamento para retenção de material
particulado.
- Manter
as salas de máquinas dos equipamentos limpos com restrição de acesso. A
sala de máquina deve conter apenas os equipamentos de ar-condicionado.
- Qualquer
alteração ou modificação nos equipamentos e sistemas de climatização
acima, deve ser realizada somente por profissional especializado e
legalmente habilitado.
- Seguir
as recomendações previstas em relação a manutenção, classificadas em 3
etapas:
- Preventiva – momento em que os
procedimentos são previamente planejados e ações técnicas necessárias à
garantia de desempenho e de durabilidade dos equipamentos,
- Corretiva - procedimentos não
agendados e sob demanda, destinados a recolocar os equipamentos em seu
perfeito estado de uso.
- Preditiva - procedimentos de análise
de parâmetros dos sistemas
No caso de dúvidas como, qual o tipo de sistema que
está instalado? Qual a melhor decisão a ser tomada em relação ao ambiente? Ou
qualquer outra dúvida, por mais simples que possa parecer, a ABRAVA recomenda
consultar um profissional habilitado. Alterações no modo de operação dos
sistemas de climatização requerem conhecimentos especializados associados a
responsabilidade técnica definida. A contratação de profissionais habilitados
para a realização destes tipos de serviços é recomendada para prevenção de
futuros problemas com a sua aplicabilidade e seu bom uso. Mais informações
podem ser conferidas no www.abrava.com.br
Recomendações feitas por:
Eng° Arnaldo L. Parra – especialista em PMOC e
Diretor de Relações Institucionais da ABRAVA
Eng° Leonardo Cozac – membro do Qualindoor –
Departamento de Qualidade do Ar Interno e Diretor de Operações da ABRAVA
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