Economia se deu pela digitalização das faturas de clientes corporativos de todo o Brasil; volume equivale a iluminar um município de 50 mil habitantes
A Serasa
Experian conseguiu reduzir mais de 40% as emissões de gases poluentes graças à
digitalização de faturas para clientes corporativos de todo o país. Em dois
anos e meio, aproximadamente 95% dessas empresas passaram a coletar as suas
informações financeiras online, em um ambiente criado para os clientes,
evitando que mais de 225 toneladas de carbono sejam eliminadas no meio-ambiente
ao mês, o equivalente a quase 19 mil árvores em um ano ou 18.159 domicílios
iluminados por um ano, o mesmo que uma cidade com mais de 50 mil habitantes.
A redução
na emissão se deve ao menor uso de papel, impressões e transporte rodoviário
das correspondências. Além da digitalização, foi feita uma revisão na base de
contatos, que contribuiu para a otimização em 25% dos envios de materiais
físicas para empresas de todo o país.
“Queremos
criar um futuro melhor para clientes, funcionários e consumidores de uma forma
geral, por isso consideramos a sustentabilidade ambiental como um dos pilares
fundamentais de todas nossas operações. Somente encarando esta como uma
prioridade é possível obter resultados tão positivos”, afirma o gerente de
Responsabilidade Corporativa, Roger Cruz.
A ação
teve várias fases, desde a implementação da plataforma digital para emissão da
fatura digital até mensagens em diferentes canais de comunicação para ajudar as
empresas a acessarem as informações neste ambiente eletrônico. O diretor de
Controladoria da Serasa Experian, Fábio Pires, explica que
“a implementação do projeto de faturas digitais traz mais agilidade e
conveniência para nossos clientes. E, mesmo que tenha sido iniciado muito
antes da pandemia de Covid-19, o projeto se tornou fundamental para acelerar a
organização da área de Contas a Pagar dos clientes neste período”.
Experian
tem a meta de se tornar neutra em carbono até 2030
A
companhia assumiu o compromisso de tornar as operações neutras em carbono até
2030, desenvolvendo um cronograma robusto que passa por toda a cadeira de
valor, inclusive de emissões associadas ao deslocamento dos colaboradores e
home office, cadeia de fornecimento, data centers e o uso de produtos e
serviços pelo consumidor. A companhia, globalmente, já reduziu a emissão em 8%
- de 47,7 mil para 43,7 mil toneladas de CO2 – e cortou a intensidade de
carbono da empresa em 14% por US$ 1.000 de receita em comparação com o ano
anterior.
Como parte
desta iniciativa, já foram mapeadas 3.493 toneladas de CO2 equivalente
decorrentes de eventos e atividades da Serasa Experian no Brasil desde 2016.
Houve também a neutralização dos gases emitidos nas ações do Serasa Itinerante
e em eventos anuais, como Convenção de Vendas e Encontro de Líderes. Além da
digitalização das faturas, nos últimos 4 anos foram neutralizadas mais de 320
toneladas de CO2, compensadas com ações de reflorestamento de 1.683 árvores de
Mata Atlântica, na Bacia Hidrográfica Jacaré-Guaçu, promovendo a manutenção dos
mananciais de água e a melhoria da biodiversidade na cidade de São Carlos.
Serasa
Experian
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