Índice está em 35%
entre os homens; levantamento mostra ainda que mais de 75% das respondentes não
estão satisfeitas com o próprio corpo
Uma pesquisa¹
encomendada pelo WW Vigilantes do Peso, em parceria com a Opinion Box, revelou
que, para 49% das mulheres, a alimentação piorou ou piorou muito
durante a quarentena, sendo que o mesmo índice entre os homens é mais baixo:
está em 35%.
A piora na alimentação do dia a dia
pode envolver um consumo maior de alimentos com alta concentração de açúcar,
gordura saturada, carboidrato e sódio, hipótese que foi confirmada pela
pesquisa.
Homens e mulheres afirmaram que comem,
ao menos uma vez na semana, doces e biscoitos, chocolate, hambúrgueres, pizzas
e fast food em geral e que, com o isolamento social, esse consumo aumentou.
Analisando apenas o comportamento das mulheres que responderam a essa pergunta,
28% aumentaram o consumo de doces e biscoitos desde o início do isolamento e
25%, de chocolate; 24% delas estão comendo mais hambúrgueres, pizzas e fast
food em geral e 19%, bolos e tortas. Os índices são menores entre os homens, de
22%, 16%, 20% e 15%, respectivamente, como mostra o gráfico* abaixo:
Fatores emocionais são a principal
causa da preferência por esses alimentos e do descontrole na alimentação, de
acordo com o levantamento. Tanto os homens quanto as mulheres respondentes da
pesquisa sinalizaram que estão comendo de forma desregrada em casa porque eles
os deixam "mais felizes", "trazem conforto" ou simplesmente
porque "não conseguem se controlar". Além disso, 68% das mulheres
afirmam que consomem mais açúcar quando estão ansiosas. Entre os homens, o
percentual é de 46%.
A pandemia não interferiu só na
alimentação, mas também no sono dos respondentes – e, mais uma vez, os impactos
foram maiores nas mulheres. Mais de 40% delas disseram que a qualidade do sono
piorou durante o isolamento e 34% dos homens também estão tendo mais noites mal
dormidas.
Matheus
Motta, Nutricionista do WW Vigilantes do Peso,
explica a importância de manter uma dieta equilibrada também em isolamento
social. “Em tempos que tendemos a ficar mais ansiosos ou com preguiça de cozinhar,
é importante ter certeza de que cada refeição contenha grupos de
alimentos-chaves que ajudem a ficar saciado ao longo do dia: frutas, legumes e
verduras, grãos integrais e fontes de proteína magra”, afirma. “Eles possuem
benefícios que vão além do emagrecimento: grãos integrais, frutas e verduras
são repletos de vitaminas, minerais e fitonutrientes – além de fibra, para
melhorar as funções do intestino e a saúde de forma geral”, completa.
Aceitação do próprio corpo ainda é uma
questão entre as mulheres
A pesquisa revelou ainda como está a
satisfação com o próprio corpo entre os brasileiros. Apenas 22% das mulheres
afirmaram que estão felizes com o peso atual e, atrelado à insatisfação com o
próprio corpo, está o desejo de emagrecer: 70% das respondentes afirmaram que
querem perder peso e, destas, mais da metade afirmou que não está satisfeita
com o corpo esteticamente (54%) – apesar de 36% delas afirmarem que estão com o
peso considerado saudável.
Já a perda de peso com foco no
bem-estar ou para diminuir a ansiedade cai para 38% entre as mulheres. Os
mesmos índices para os homens são, respectivamente, 37%, 50%, 34%, 35% e
53%.
Para ajudar o brasileiro a criar
hábitos mais saudáveis relacionados à alimentação, atividades físicas, sono,
hidratação e mindfulness, o WW Vigilantes do Peso lançou seu novo
programa, o 'do meu jeito'. A maior inovação da empresa em oito anos
oferece opções de planos que se adaptam ao estilo de vida de cada um e,no
aplicativo, o Associado conta com ferramentas que auxiliam no monitoramento do
dia a dia, além do primeiro medidor de açúcar do Brasil - ferramenta que
estima se há e quanto há de açúcar nos alimentos brasileiros. Além disso, o
programa conta com uma equipe de Coaches especializadas em mudança de
comportamento (e que já fizeram o programa) e um scanner de código de barras,
que identifica as informações nutricionais nos alimentos.
1 A pesquisa foi encomendada pelo WW
Vigilantes do Peso para a Opinion Box, e foi realizada de 5 de agosto de 2020 a
11 de agosto de 2020 com 1.065 entrevistados, de 18 a 50 anos ou mais,
incluindo todos os gêneros e todas as regiões do Brasil. O método de pesquisa
utilizado foi questionário online.
WW Vigilantes do Peso
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