Contratos vencendo, ligações com
fornecedores, clientes reduzindo o ritmo de compras. As preocupações dos
empresários são infinitas em tempos de crise. Além de lidar com todos os
problemas que não têm hora para aparecer, ainda se espera que eles tenham tempo
para planejar e repensar seus negócios. Fica aquele dilema: por mais difícil
que seja tirar alguns dias para avaliar o mercado e sua própria empresa, se não
o fizer, estará cada vez menos preparado para lidar com instabilidades e
incertezas, como as provocadas pela pandemia de Covid-19.
A ISO, uma antiga conhecida das
empresas brasileiras, ressurge como um forte aliado a esse processo de
reestruturação. Criada após a Segunda Guerra Mundial, a organização de normas e
padrões sabe como ninguém apontar o caminho para superar uma crise. Hoje, são
mais de 23 mil normas. Cerca de 50 delas compõem o chamado Sistema de Gestão,
específico para negócios.
A pandemia também exigiu que as
consultorias se reinventassem. Assim como diversas empresas, aquelas que não
estiverem preparadas para esse novo normal tendem a cair no limbo. A PALAS já
vem há anos apostando em tecnologias da Indústria 4.0 e na transformação
digital. Com auditorias remotas, nós conseguimos garantir o processo de
implementação das normas seguindo tudo que está em conformidade com os padrões
da ISO. Normas de diretrizes, que não necessitam da validação do Inmetro, como
a de 31.000 (Gestão de Riscos) e a 56.002 (Gestão da Inovação), têm resultados
extremamente positivos para o momento e são implementadas com maior
flexibilidade e agilidade, assim como o mercado precisa.
As empresas devem pensar nas
normas ISO como uma engrenagem, cada uma com sua função. Quanto mais
engrenagens você tem, mais robusto o seu equipamento e melhor o rendimento. Por
isso, selecionei aquelas que considero essenciais para lidar com a pandemia.
Sistema de Gestão de Riscos (31.001): O essencial neste momento é saber onde está pisando. Como meus
concorrentes estão se comportando? É hora de fazer investimentos? Como posso
agir para que meu negócio esteja menos arriscado? Todas essas perguntas são
cruciais para a sobrevivência de uma empresa nos próximos meses.
Saúde e Segurança Ocupacional (45.001): Além de pensar em como oferecer produtos de maior qualidade para os
seus clientes, é preciso oferecer um ambiente de trabalho seguro para seus
colaboradores. Desde que a Covid-19 foi considerada uma doença ocupacional,
aumentou o risco de processos trabalhistas para as empresas.
Qualidade (ISO 9.001): Essa talvez seja a norma mais conhecida pelas empresas no Brasil. O
que elas devem apostar neste momento, e que a norma possibilita, é estabelecer
um canal de comunicação com o cliente para entender suas expectativas e
necessidades. Imagine que um cliente quer um carro com motor de alto
rendimento, muito econômico. Não adianta eu querer vender uma Ferrari. Por mais
que ela seja o melhor carro do mundo, não vai atender às necessidades do
consumidor.
Inovação (56.002): Em um cenário de pandemia, em que as necessidades e comportamentos
dos clientes mudaram, essa norma ajuda a criar novas oportunidades de mercado,
seja adaptando os seus produtos e serviços ou criando estratégias completamente
do zero.
Ambiental (14.001) e Energias (50001): Com recursos cada vez mais escassos, é essencial que as empresas
evitem o desperdício. Como resultado, é possível esperar redução de cursos e
maior ganho em sustentabilidade.
Por fim, deixo como dica uma seleção de normas que foram
disponibilizadas gratuitamente pela ISO em formato para leitura e que podem
ajudar as empresas a enfrentar a pandemia de Covid-19.
Alexandre
Pierro - sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar
ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
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