Que a inovação tecnológica vem revolucionando a
forma das empresas fazerem negócios não é novidade. Mas, a rapidez com que
esses recursos estão evoluindo, e o quanto exponenciam resultados, talvez ainda
não seja de amplo conhecimento.
É difícil imaginar a dinâmica de empreendimentos,
de todos os portes, não ser afetada por essa modernização. E, por isso, fica a
reflexão: qual a relação do seu negócio com as tecnologias? O assunto recebe
cada dia mais destaque no mundo dos negócios, e empresas de todos os tipos e
tamanhos têm investido pesado nessa estratégia.
Separei algumas dicas com novidades e os seis
principais motivos que mostram o porquê pequenas e médias empresas deveriam
investir em tecnologia.
- Agilidade
nos processos
Os avanços tecnológicos modificaram bastante a
forma de atuação das empresas. No cenário atual, boa parte das atividades são
realizadas pelas máquinas, sobretudo aquelas repetitivas. Hoje, esses
equipamentos vêm adquirindo inclusive a capacidade de raciocinar.
O uso de softwares modernos simplifica e agrega
velocidade em todos os setores — o que levaria horas ou dias para se executar
manualmente, essas ferramentas conseguem resolver em poucos minutos. E isso é
benéfico tanto para grandes empreendimentos quanto os de pequeno e médio porte.
- Redução
dos custos
A implementação de tecnologias não é um processo
simples, e depende de um investimento inicial que pode ser considerado caro por
muitos empreendedores. No entanto, se analisarmos os resultados a longo prazo,
a redução dos custos operacionais são bem evidentes e demonstram a eficiência
da estratégia.
Ao automatizar tarefas, o gestor tem maior controle
dos dados que são gerados na rotina empresarial e, consequentemente, uma melhor
percepção daquilo que funciona bem, dos pontos fracos que necessitam de
aprimoramento.
Dessa forma, ele consegue identificar gargalos com
mais facilidade e distribuir corretamente os recursos. Além disso, o auxílio da
tecnologia reduz significativamente os prejuízos causados por erros, pois eles
passam a acontecer com menos frequência, e isso evita o retrabalho e
desperdício de recursos.
Ademais, a automatização contribui para o melhor
aproveitamento das equipes, que são liberadas dos trabalhos repetitivos e
passam a desempenhar papéis estratégicos na organização.
- Melhoria
no controle de qualidade
O investimento em um bom software aumenta a
capacidade de registro, organização e gerenciamento de dados sobre tudo o que
se passa na empresa, inclusive dos históricos de relacionamentos com os seus
clientes.
Com esse domínio, o controle sobre todas as
operações e também sobre a qualidade dos seus produtos ou serviços é muito mais
efetivo. Além de tornar os procedimentos mais ágeis, o uso de ferramentas
modernas auxilia na manutenção de um padrão sempre elevado.
- Atração
e fidelização de clientes
Outro aspecto positivo da implementação de novas
tecnologias é a otimização do relacionamento com os clientes. Em primeiro
lugar, graças aos recursos das mídias sociais, as empresas conseguem
estabelecer uma interação mais próxima com o público, o que representa uma
excelente estratégia para gerar engajamento.
Para as etapas de atendimento, a Inteligência
Artificial aprimora cada vez mais o tempo e a qualidade nas respostas aos
consumidores, os chatbots.
A medida em que as tecnologias se tornam parte do
funcionamento das empresas, inclusive as de pequeno e médio porte, o que se
obtém é o aumento da sua capacidade de personalização, e não restam dúvidas de
que clientes satisfeitos estão mais propensos à fidelização.
- Engajamento
e motivação dos colaboradores
A gestão de talentos é sempre um grande desafio
para os empreendedores. Se você não oferece um ambiente de trabalho agradável,
com as ferramentas necessárias para que os funcionários rendam mais, e uma
gestão que os faça sentir valorizados, dificilmente vá conseguir manter a
motivação do time.
Lembre-se de que profissionais engajados com a
cultura da empresa e com os valores que ela gera no mercado são mais produtivos.
E o uso das tecnologias é importante para se atingir esse objetivo — eles
ficam, por exemplo, menos presos aos trabalhos repetitivos e sentem-se mais
úteis.
- Melhoria
na comunicação
Uma das questões que colocam em xeque o desempenho
de qualquer empreendimento é a falha na comunicação. Isso pode trazer desde
problemas de desempenho até erros mais graves, que comprometam a imagem da
marca.
Se funcionários e gestores não “falam a mesma
língua”, se há ruídos na troca de mensagens, fica bem difícil manter um
alinhamento de ideias, para fazer com que cada envolvido entenda o seu papel
para o alcance das metas.
Por essa razão, é fundamental investir na
comunicação interna do ambiente de trabalho. Hoje, há uma infinidade de
recursos que facilitam os diálogos do dia a dia. Dentre eles, podemos destacar
os softwares de gestão, que reúnem informações de todos os setores em uma única
plataforma e ainda permitem o acesso remoto pelos envolvidos.
Nesse contexto, os sistemas de telefonia IP
possibilitam o recebimento de chamadas do telefone comercial mesmo que o
funcionário esteja fora da empresa. Além disso, temos os aplicativos de troca
de mensagens e as ferramentas de telecomunicações em geral.
Implementar tecnologias para melhorar a comunicação
interna garante à organização rapidez para solucionar suas demandas diárias e,
assim, evitar dores de cabeça futuras.
Quais as consequências ao não
aderir a inovação tecnológica?
A não inclusão de inovações tecnológicas nos
processos corporativos pode desencadear uma série de consequências negativas,
que vão resultar na perda de competitividade da empresa.
Em um mercado em que todos estão buscando
alternativas que tragam eficiência e, ao mesmo tempo, economia de custos sem a
perda da qualidade, ficar de fora dessa tendência pode custar a sobrevivência
do negócio. Separei alguns dos principais efeitos: perda financeira, falta de
informações exatas dos clientes e fornecedores, perda de venda, controle de
compra e estoque ineficiente.
A inovação tecnológica nas empresas já não é uma
tendência, mas, sim, um mecanismo de sobrevivência, diante da acirrada
competitividade no mercado. Por isso, sua incorporação à rotina do
empreendimento é um assunto que deve ser dominado com urgência. Os benefícios
da estratégia são muitos e é melhor não perder tempo para usufruí-los.
Georgia Roncon – empresária, formada
em Letras Inglês e possui especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela
FGV. É cofundadora da AGE GROUP, que atua em Turismo, Investimentos e com
Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto
no Brasil e nos EUA.
redes sociais @ecqonline_br .
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