Para inovar é preciso mudar, pensar de forma diferente e, em
muitos casos, ousar, quebrar paradigmas. E um dos caminhos para isso passa
pelas pessoas, pelo envolvimento dos profissionais que atuam dentro das
empresas e que lidam diariamente com as diversas áreas, com os problemas e
sucessos do negócio. Então, desenvolver e aperfeiçoar nos colaboradores uma
mentalidade diferenciada, é um dos primeiros passos. Para isso, é preciso
estimular o sentimento de dono, de quem deseja ver a empresa prosperar como um
todo, garantindo estabilidade, lucro e crescimento, pois aqueles que se dedicam
ao negócio, crescem junto com a organização, o que resulta em um retorno
positivo para ambos.
Segundo dados do mais recente relatório do Global Entrepreneurship
Monitor (GEM), esse comportamento empreendedor, de quem coloca as ideias em
prática, percebe as demandas do mercado, entende o perfil do cliente e conhece
o posicionamento da empresa, ainda precisa muito ser trabalhado por aqui. Pois,
de acordo com o estudo, o Brasil ocupa a 56ª posição em
uma lista de 65 países quando se trata de educação
empreendedora. E, para confirmar o que disse acima, quase 50% dos
especialistas, entrevistados para a pesquisa, listaram educação e capacitação
dos colaboradores como uma recomendação para melhorar as condições de
empreender no país.
Um exemplo é o do empresário Jorge Paulo Lemann, dono da maior
cervejaria do mundo, a Ab InBev, que, recentemente, adquiriu as gigantes Kraft
Heinz e o Burger King. Ele acredita que investir em pessoas é a melhor
estratégia para a inovação. Segundo o executivo, podem passar os anos, mudar o
foco dos investimentos e até o valor das aquisições, mas ter pessoas
excepcionais dentro da empresa é o que ajuda a construir um negócio.
Por isso, é preciso contar com algumas estratégias, capazes de
facilitar a aplicação da inovação dentro das organizações e, principalmente de
estimular o envolvimento dos profissionais. Como, por exemplo, o
desenvolvimento de programas de treinamento, que mostrem as mudanças de posicionamento
pelas quais a empresa passará, a forma como a equipe poderá contribuir para
este processo e a importância da participação, da troca de ideias e do
comprometimento de todos.
Para isso, separar um tempo para discutir e exercitar a
criatividade de toda a equipe, além de estabelecer metas que incentivem todos a
crescer junto com o negócio são alguns dos processos que podem resultar em insights
vantajosos para todos.
Além disso, conferências, eventos do segmento em que a empresa
está inserida, workshops, webinars e cursos também são opções de estar
sempre aprendendo o que surge de novo no mercado. E disponibilizar isso para os
colaboradores de uma instituição é contribuir para que tenham conhecimento
sempre à mão.
Por fim, capacitar os colaboradores é essencial para a
implementação da inovação nas empresas, já que são eles os responsáveis por
colocar as estratégias em prática. Neste sentido, é fundamental envolvê-los e
reforçar a importância da participação deles para que os negócios sejam
prósperos. É como diz Lemann: “é difícil fazer alguma coisa sozinho. Juntando o
time certo você anda mais rápido e vai mais longe”.
Flávio Vinte - listado na FORBES Under 30 2019, é empreendedor e CEO da Vivaçúcar
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