Com a chegada de datas festivas e o ano acabando,
cada vez mais empresas começam a pensar em novas contratações, especialmente de
colaboradores temporários. Embora a contratação seja específica para a época,
muitas vezes, se houver um ótimo desempenho, podem garantir uma vaga efetiva.
O especialista em Gestão de Pessoas e diretor da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik,
explica quais são as qualidades que os empresários buscam para que o contratado
permaneça na empresa após o término de contrato. “Para a maioria das empresas,
existe boa chance do candidato que se destacar, mostrar interesse e gerar bons
resultados, conseguir com que a vaga seja prolongada e até mesmo uma
efetivação”, conta.
No entanto, até mesmo para conseguir a vaga
temporária, é importante estar atento durante a entrevista. “Algumas
perguntas sobre o futuro do candidato na empresa podem surgir e é essencial
tomar certo cuidado com as respostas.
Se o entrevistador quiser saber sobre a
vontade de permanecer na empresa, a resposta deve ser sim, sem dúvidas. Mas
caso a pergunta não seja feita, o ideal é não falar sobre o assunto, pois pode
gerar uma quebra de expectativa em ambas as partes”, aconselha Slivnik.
Alexandre também fala sobre quais comportamentos
devem ser apresentados pelo colaborador temporário, que deve ser especialmente
voltado para os resultados da empresa. “Para ter uma chance maior, essa pessoa
deve se empenhar para obter resultados excelentes, motivar seus colegas de
trabalho e ter energia positiva, pois essas são atitudes com potencial para
torná-lo um colaborador permanente”, relata o especialista.
Veja abaixo uma pequena lista de atitudes que podem
ajudar durante o processo:
Ser proativo: buscar ajudar a todos os colegas de trabalho e superiores, estar
disponível para trabalhos difíceis e que demandam maior força de trabalho.
Aprender em todas as
empreitadas: é essencial estar atento ao que as pessoas falam,
fazer o possível para aprender processos e estar conectado com as estratégias
da empresa.
Buscar novas ideias para
incrementar o negócio: muitas vezes por
ser um funcionário novo e temporário, essa pessoa pode ter medo de apresentar
ideias no trabalho. Mas isso é uma ótima maneira de fazer diferença e ajudar a
melhorar o desempenho do negócio, e com isso, pode fazer com que o trabalho
seja mais valorizado.
Alexandre Slivnik - reconhecido
oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades
extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O
Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business
Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso
Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for
Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD).
Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e
Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em
serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e
JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School
of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
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