Saber lidar com o dinheiro,
entender como programar despesas, analisar formas de investir adequadamente e
até como gastar de forma inteligente deveria ser passado de pai para filho ou
ensinado na escola. Aliás, soube recentemente que as escolas deverão incluir o
tema Educação Financeira no currículo. Achei incrível!
Uma pesquisa realizada em 2018
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, apontou que educação
financeira realmente não é uma tarefa que atrai os brasileiros. 58% das pessoas
que participaram do estudo disseram que nunca, ou somente às vezes, dedicam
tempo as atividades de controle da vida financeira. Aliás, essa mesma pesquisa
mostra que 17% dos consumidores recorre ao cartão de crédito, cheque especial
ou tomam dinheiro emprestado para quitar as contas do mês.
O que muitas pessoas não sabem,
no entanto, é que existem inúmeras ferramentas que podem ajudar no planejamento
financeiro e, mais do que isso, trazer de volta percentuais de valores
investidos em compras diversas. Isso é o que se chama de Cashback. A ferramenta
tem sido utilizada especialmente pelos e-commerces como uma forma de atrair e
fidelizar seus clientes, mas pode funcionar como uma ferramenta importante e
interessante também para os consumidores.
Imagine só se você tomar a
decisão de comprar apenas em estabelecimentos que ofereçam cashback. Vamos
supor que seus gastos mensais, com compras para abastecer sua casa, itens de
higiene pessoal, roupas e presentes seja de R$ 1 mil e que você concentre essas
despesas apenas em lojas que ofereçam 5% de cashback. Isso significa que ao
final de um mês, você pode ter cerca de R$ 50 de volta, um dinheiro que você,
teoricamente, não veria mais. Afinal, esse montante já teria sido empregado em
compras importantes para sua rotina. Dei o exemplo falando em 5%, mas as lojas
estão praticando cashback que varia de 1% a 50% atualmente. Definitivamente,
podemos chamar esse tipo de mecanismo de compra inteligente, não podemos?
Agora, você pode estar se
perguntando por que nunca pensou em procurar algo do gênero antes. Apesar deste
ser um mercado relativamente sólido nos Estados Unidos, podemos dizer que é
algo mais recente no Brasil. Enquanto nos Estados Unidos o cashback é praticado
desde 1998, por aqui o cashback começou em 2007, mas a quantidade de
plataformas de cashback começou a ganhar mais vigor, realmente, nos últimos
dois anos.
Há uma série de plataformas
disponíveis. Minha dica é que você faça um cadastro naquelas que forem mais
interessantes ou estratégicas de acordo com a sua rotina. Isso significa
utilizar aquelas as quais as lojas onde você realiza suas compras estão
vinculadas. Cadastre-se e faça o exercício de só realizar suas compras mediante
cashback durante um mês inteiro. Tenho certeza de que ao ver o retorno do
dinheiro à sua conta você se dará conta de que o cenário é realmente favorável.
Experimente!
Felipe Rodrigues - especialista
em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU - suíte de ferramentas que ajudam os
e-commerces a vender mais – e do Meu DimDim – plataforma de cashback 100%
brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário