Menos burocracia para abrir
empresa e receita em dólar são diferenciais que atraem empresários
Os Estados Unidos são a maior potência financeira
do mundo, e se toram protagonista quando o assunto é investimento. A moeda
mundial é o dólar e isso garante grande estabilidade para o empreendedor.
Depois da crise de 2008, a legislação americana buscou minimizar os riscos e as
especulações de mercado, fazendo do lugar um enorme atrativo para aqueles que
buscam investir com solidez e segurança.
E as possibilidades são inúmeras, tanto para
aqueles que desejam investir em imóveis ou iniciar um novo negócio. Além disso,
iniciar uma atividade econômica nos Estados Unidos é algo relativamente fácil.
O primeiro passo é buscar uma consultoria para que possa ser feito um profundo
estudo tributário, evitando assim gastos desnecessários. Com este planejamento
em mãos, a etapa seguinte é traçar quais são os objetivos para curto, médio e
longo prazos.
De acordo com o advogado especializado em direito
internacional e sócio fundador da Loyalty Consultoria, Daniel Toledo, para
abrir um negócio em solo americano basta o passaporte, comprovante de endereço
e um objeto social definido. "O custo varia um pouco. As empresas que
possuem foco no varejo custam em torno de U$450 a U$1.200. Logo no primeiro ano
de atividade a obtenção de empréstimo bancário pode ser um pouco desafiador,
mas com o tempo, é possível conseguir capital de giro com instituições
financeiras", destaca.
Cada Estado tem suas próprias regras, mas que em
geral, são muito semelhantes. Por isso, o ideal é começar no lugar em que o
empresário tenha maior afinidade para residir e se adaptar, uma vez que não há
variações tributárias tão grandes que justifiquem o desconforto pessoal.
O consultor explicar que se a ideia for somente
internacionalizar os produtos, não é preciso abri uma empresa americana.
"É possível exportar um produto para alguma empresa que está comprando de
alguma instituição no Brasil, mas se a ideia é ser um distribuidor dentro dos
Estados Unidos, terá que formalizar o negócio em solo americano", alerta
Toledo.
A volatilidade do dólar também é um outro fator que
tem atraído quem deseja internacionalizar seus ativos. A disputa presidencial
que acontece no final do ano promete deixar a economia brasileira com mais
incertezas. "Essa é uma das razões pela qual as empresas investem em
outros mercados, também puxado pela solidez da moeda. E quanto mais alta for a
cotação, como vem acontecendo nos últimos meses, maior a remuneração quando
converter para o real", explica Daniel.
Gerar receita em moedas diferentes e criar
recebíveis fortes, garante longevidade.
"Dolarizar um produto ou serviço é
uma forma de escapar dos impactos negativos de uma crise regional
principalmente para os brasileiros, que sofre com os altos e baixos da economia.
Se esses empresários internacionalizassem os seus produtos, não sofreriam com a
oscilação da econômica porque poderiam redirecionar esses trabalhos para um
mercado que está mais promissor", revela.
Para ajudar os empresários a impulsionar a venda de
artigos para casa, eletrônicos ou até mesmo peças industriais, a Loyalty Miami
criou um portal de comunicação chamado Igot. O usuário vai contar com a
comercialização do seu produto também nas maiores plataformas de compras on
line como Amazon, E-bay, mercado livre e outros. O site é um intermediário de
internacionalização que abrange o Brasil, América Latina e norte, Europa e, em
breve, Oceania.
Já no segmento de treinamento e aperfeiçoamento
profissional dos brasileiros que se mudam para os EUA, a Loyalty comprou a
EBETEC, uma escola com cursos que visam difundir as últimas práticas
relacionadas ao mercado financeiro e gestão de empresas. " Em breve,
iremos implantar unidades em Hollywood, Orlando, Jacksonville e outras cidades
do Texas e Georgia", conclui Daniel.
O advogado separou cinco dicas para quem deseja
abrir empresa nos estados unidos
1.Busque orientação com empresas experientes e
profissionais que já demonstraram resultados no mercado
2.Nunca coloque dinheiro na conta de pessoas
físicas ou empresas
3.Mantenha sempre consigo a gestão financeira ou
outorgue a um banco de investimento
4.Analise os riscos de cada projeto e busque
analisá-lo de forma pessimista
5.Não se iluda com números atraentes. Veja a
realidade do mercado local
Daniel
Toledo - advogado, sócio fundador da
Loyalty Miami e consultor de negócios. O profissional foi indicado pelo segundo
ano consecutivo ao prêmio "Lawyers of Distintion Top 10% In The USA".
Toledo também é dono de outros títulos, como "Empresário Destaque 2017"
e "Melhor Projeto 2017", além de ser apontado como um dos melhores
especialistas em direito internacional do mercado pela consultoria inglesa INC.
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