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sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dualidade, polaridade, personalidade: paletas de cores 2017 vão muito além das aparências





Todo segundo semestre de cada ano traz uma curiosidade intrínseca em quem se envolve, de um jeito ou de outro, com tendências: o que vem por ai? Que conceitos, que motes, que rumos a sociedade do consumo deve tomar? No Brasil, eventos nacionais de design e objetos trouxeram um pouco do que temos. Feiras internacionais de revestimentos já aconteceram, trazendo um novo olhar sobre o “mesmo”. Mas, ao que parece, são as novas cartelas de cores que definem, como ninguém, os “novos” rumos que a sociedade já tomou – sem que nem ela mesma saiba.

Dualidade, polaridade e personalidade do consumidor. Também para o setor de cores - tão abrangente , indo da moda casa à moda das passarelas e ruas, do design de objetos ao design gráfico, gastronomia e até o setor automobilístico - o estilo que vale é o do consumidor.

Esse assunto foi levantado por mim na matéria "Fora da Caixa" na revista eletrônica www.revestir.com.br, postada em março: as infinitas possibilidades.

O consumidor parece menos atrelado aos modismos e mais interessado em se expressar como realmente quer – seja lá o que isso for -, traços de uma nova personalidade que vem abrindo caminho em vários setores de consumo. Inclusive em um dos mais tradicionais – o imobiliário, ligado à posse, ao poder de compra. Queremos testar, experimentar, conviver, compartilhar – de coisas à vivências, de casas a locais de trabalho, de viagens a carros! Como se todo consumo fosse uma grande rede social.

Esse pequeno estudo nos leva a entender – ou pelo menos a tentar - o que interfere, de um jeito ou de outro, em nosso jeito de viver. Ou seria melhor dizer o contrário , no como nosso jeito de viver interfere na escolha das cores. E, o mais importante: quais os conceitos que se cruzam, quais os pontos comuns? Sim, pois são os pontos confluentes, cruzados, achados pelos coolhunters que , com certeza, participaram dos estudos e pesquisas, que definem muito mais do que cores – e moda.

Tendência pressupõe coletividade. Ou seja: sob que conceitos o mundo está vivendo, inclusive eu e você – mesmo que não saibamos? Tendência, como o nome já diz, “ tendere, tender a” , pressupõe algo que vem do presente, do agora vivido – e não do futuro, como muitos gostam de pensar. E, a meu ver, deveria servir apenas como parâmetro, não como medida, métrica, exatidão.

Quais os comportamentos levantados - e representados por cores - por renomados institutos, como Pantone, Colour Futures/Coral , Colormix ( Sherwin William) - mas também de cartelas – e sentimentos – da marca de tintas americana Behr, que criou, com seu estudo, uma cartela de 20 cores em edição limitada.


Para a Behr, as cores foram divididas em três paletas, inspiradas por traços de personalidade, a empresa garante que as paletas podem ser combinadas, dando-nos o primeiro rumo de nossa pesquisa: possibilidade de escolha. O “eu – ou nós” como centro, bem longe dos modismos.



Para a nova geração, esses seres criativos, onde os verbos compartilhar e socializar estão presentes no dia a dia – amizades, relacionamentos, espaços ( viagens, moradia, local de trabalho, etc. ), a paleta Confiante traz um leque de cores fortes. Nela, tudo lembra diversão e aventura. Foi pensada para quem já tem experiência com cores fortes e/ou gosta de arrojar. A calmaria vem na cartela Composta, com sete tons, entre terrosos, e verdes azulados, quase cênicas, as preferidas de quem aposta em designs tradicionais e espaços contemporâneos. São os “tradicionais”, os “clássicos”, os que sabem o que querem - e primam pelo bom gosto. Para os mais introvertidos, paleta Confortável, um “mundo perfeito” em tons pastel - já fortes desde 2016 - ganhando o reforço de uma série de tons desgastados/destroyed, vintage. Para eles, um oásis em meio ao “caos” urbano de cinzas, pretos e cores vibrantes. O conforto emocional, como gosto de dizer, onde o conhecido e reconhecido são a base, o chão.

Já a cartela da Pantone traz as tendências e os padrões de cores profissionais para as diferentes indústrias – não só de tintas - como vestuário, acessórios, cosméticos, lifestyles, design gráfico, design de produto e de interiores. E vem baseada na fuga do convencional. De novo, a personalização, a versatilidade, a abertura de possibilidades sendo postas a prova. Sair do lugar comum é o mote. A partir do livro “Reveal”, lançado a cada dois anos, de 18 a 24 meses antes da temporada pelo Pantone Color Institute, entende-se todos os caminhos, a mescla de comportamentos, as inspirações sazonais, cores-chave e harmonias entre elas.

O conceito do livro Reveal conforme o site Emobile, “envolve uma polarização, explorando o contraste entre as cores reais e irreais, ausentes e presentes. Assim, há desde tons modestos e despretensiosos até os mais saturados, que expõem declarações ousadas. Entre eles, ficam os tons sóbrios e mais tranquilos. “Nós achamos essa ideia de ausência e presença, obscura e reveladora, muito relevante não apenas quando se trata de cor, mas também na forma como lidamos com nossa vida cotidiana”, aponta a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman. E explica: “por um lado, há um desejo de voltar para o simples, o honesto e o despretensioso. Por outro, a contínua presença do maximalismo e o desejo de aparecer e ser visto”. 


Dualidade, polaridade, personalização. Não é o que somos?
É em um azul acinzentado , profundo, tranquilo, que a marca de tintas Coral aposta para 2017. Batizado de Mergulho Sereno, o tom é atemporal e foi eleito pelo estudo de tendências Colour Futures, que reúne grupo de pesquisadores, liderados por Heleen van Gent, no Centro de Estética Global da Akzo Nobel , na Holanda. “Mergulho Sereno transita em todos os estilos de vida e de decoração. Trata-se de uma cor reconfortante, que reflete o que buscamos neste momento”, aponta Heleen.

Com o mote central "A vida sob um novo ângulo", foram apresentadas também 45 tonalidades, reveladas em quatro tendências globais, temas que abraçam alguns comportamentos notados hoje na sociedade: Novo Romantismo, Individualismo Compartilhado, Home office e Reinvenção do Luxo.

Novo Romantismo trata do resgate da conexão do ser humano com a natureza. Tons modernos para criar um clima calmo e convidativo. Mais arrojado, Individualismo Compartilhado aborda a cultura do compartilhar e os novos jeitos de viver, influenciados pelas comunidades criadas via redes sociais. Home office pauta sobre o movimento de trabalhar em casa - e a busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. E Reinvenção do Luxo considera que as experiências pessoais têm mais valor do que o excesso de consumismo. Uma paleta de cores neutras para você se concentrar em suas memórias e experiências.

A Sherwin Williams trouxe como Cor do Ano 2017 o SW 6039 Poised Taupe – um tom misterioso, mistura do calor da terra com o “frio” de um cinza complexo, trazendo como resultado em tom equilibrado, conservador. Clássico e moderno ao mesmo tempo. Quente e frio. Pés do chão e cabeça na tecnologia. Neutro, mas com personalidade. Pano de fundo e centro das atenções. É tal polaridade de que falamos.

Conservador, e por isso mesmo fácil de agradar. Combinações de abrem, desde seus subtons até verdes, mostardas, azuis, roxos –mas todos sem criar grandes contrastes. E é o que se vê na cartela como um todo, a Colormix 2017 , onde os tons aparecem nostálgicos, mergulhados em uma cultura mais profunda, menos rasa.

A cartela vem dividida em quatro paletas: Noir, Holistic, Intreped e Unbounded:

- Noir traz tons que são um refúgio contra as luzes urbanas e tantas telas incandescentes. Um espaço para dirigir o olhar para dentro e recarregar o espírito. Melancolia consciente, um novo romantismo dos costumes revividos, de beleza agridoce. 

- Em Holistic, o design sustentável e a responsabilidade frente à vida são os novos padrões. Um luxo chamado de justo, amigável. "Fazer o bem" é a nova boa aparência, e está tomando a forma de um certo sentido a mais do que viver e pegar novas “estradas”. A busca de um ideal, nem que ilusório, de um mundo melhor. 

- Intrépid traz o virtual e o real em comunhão. A identidade mais fluída. O movimento “Co”, de colaboração, de convivência - casa, trabalho, locomoção, alimentação. Impaciente para a mudança social e política, estamos nos reinventando em primeiro lugar. "Você faz você" é o mantra de uma geração preparada para a auto-expressão, aplaudida por sua própria torcida e jogando de lado velhas categorias. Há uma energia agressiva para o momento presente, chegando em tons de fogo e cores vibrantes. 

- Já Unbounded chama a atenção para a imigração global , o redefinir de fronteiras, a nossa identidade nacional e nosso senso de coexistência. Somos todos cidadãos do mundo agora. As marcas estão cada vez mais com propósitos, as comunidades mais conectadas. O projeto é a adaptação às populações mais diversificadas. O consumo excessivo acabou: estamos mais propensos a investir no melhor que podemos pagar - trabalhado e personalizado - e, em seguida, mantê-lo para sempre. Consciência global é um mural pintado em mostardas de terra, oceano azuis, corais e lama.

Assumir sua própria personalidade e seu jeito de viver, mas sem esquecer que o momento é de compartilhamento – de objetos e de ideias. Sem esquecer que o luxo de ser é maior que o luxo de ter. Que o momento é de sustentabilidade e de um consumo mais bem pensado, mais responsável, mais consciente. Que o mundo está passando por enormes transformações – mas que a maior delas deve começar dentro de cada um de nós.

Para conhecer mais sobre outras tendências e estudos de Cores 2017:  http://www.revestir.com.br/coluna_da_joyce/body_coluna_da_joyce.html




Joyce Diehl - arquiteta (UFSC), com pós em Branding de Conexão (PUCRS), é Editora de Conteúdo da www.revestir.com.br, bem como de suas redes sociais. Especializada em especificação de materiais e na divulgação deles, tem trabalhos com marcas e produtos do setor, tanto no estudo para lançamento no mercado, quando na divulgação nas redes sociais, além de treinamento para lojistas e workshops para associações e escolas de arquitetura e design de interiores.






 






















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