O Brasil viveu
uma forte recessão econômica nos últimos 12 meses. A crise causou demissões em
massa, o que levou os índices de desemprego a baterem os recordes da última
década. Sem falar nas 1,8 milhão de empresas que fecharam as portas em 2015 –
maior número dos últimos cinco anos. Foram tempos difíceis, mas parece que o céu
está se abrindo. Ao menos é o que aponta o IPEA (Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada), no relatório divulgado dia 27 de junho. Segundo o
Instituto, um dos sinais de que a crise está perdendo o fôlego pode ser
percebido principalmente na indústria nacional.
A boa notícia é
que crises são selecionadores naturais. Os melhores e mais adaptáveis
sobrevivem. E se você, pequeno empresário, passou pela recessão econômica e
sobreviveu, o relatório do IPEA mostra que os bons ventos da mudança já estão
dando sinais.
Com os pés no
chão e os olhos no futuro, está na hora de criar uma estratégia para crescer e
conquistar novos clientes. Nesse contexto, a comunicação é o braço mais
poderoso de uma empresa na conquista de leads. Sem uma boa estratégia para encontrar,
interagir, engajar e converter clientes, as empresas ficam à mercê do acaso e a
chance de se destacarem acaba sendo muito menor.
O Blog
da PME já deu várias dicas sobre como a
comunicação ajuda a abastecer o seu funil de vendas. Em linhas
gerais, é preciso uma estratégia de comunicação para cada etapa do funil. Atrair leads –
tornando a marca mais conhecida e proporcionando maior visibilidade nos meios
de comunicação; estabelecer relacionamentos –
criando vínculos com seu público alvo; e despertar interesses – oferecendo
conteúdos capazes de engajar ainda mais o potencial cliente à sua empresa.
Se você tem
interesse em entender melhor as ações de comunicação para o funil de vendas,
basta fazer download do e-book “Crise: um
guia rápido para retomar o crescimento”. Nele
você encontra uma análise sobre o atual momento político e econômico que
atravessamos, bem como dicas para cortar custos em vez de investimentos e alguns
passos fundamentais para recolocar sua empresa nos trilhos novamente depois do
turbilhão pelo qual passamos.
Por fim, é
importante entender que crises não duram para sempre. Mais dia, menos dia, o
sol voltará a brilhar. Mesmo que o relatório do IPEA seja positivo e traga
esperança, o mercado ainda vai levar um tempo para se recuperar totalmente.
Isso porque a confiança do consumidor para investir e arriscar precisa ser
reconquistada. Aqueles que tiverem estratégia sólida de comunicação certamente
irão se destacar e surfarão numa boa onda quando ela voltar a dar as caras por
aqui.
Juliana
Colognesi - jornalista
especializada em assessoria de imprensa e marketing na InformaMídia Comunicação e
colaboradora do Blog da PME.
Nenhum comentário:
Postar um comentário