Fim de ano é um momento em
que as pessoas aproveitam para fazer planos e traçar metas para o ano seguinte.
Emagrecer, gastar menos dinheiro, ter mais tempo para a família, trabalhar
menos, trabalhar mais, investir na carreira ou conseguir um emprego melhor.
Esses são alguns dos exemplos mais comuns das promessas feitas. O grande
problema é que poucos realmente cumprem aquilo que pretendiam na hora da
virada. Muitas vezes isso acontece porque as metas são esquecidas ou porque as
pessoas não sabem por onde começar a agir.
Para colocar em
prática qualquer planejamento, é preciso pensar em um plano de ação, pois são
esses passos que vão ajudar a realizar a sua meta. Se não tiver isso, as metas
se transformam em sonhos ou em um vago desejo. Para que você comece 2015 focado
em seus objetivos, selecionei cinco ações que te ajudarão a se planejar para o
próximo ano:
1 - Descubra o que é
importante - Como muitas pessoas não têm clareza do que
realmente é importante, divida o seu ano em uma tríade. A primeira parte são as
questões pessoais, por exemplo, incluir uma atividade física em seu dia,
emagrecer ou controlar as finanças. A segunda, tem a ver com a leitura, o
Brasil está entre um dos países que menos lê no mundo, porém essa é a única forma
de abrimos a nossa mente para sairmos do lugar e termos novas ideias. Elabore
uma lista de livros que você gostaria de ler no próximo ano. Por fim, pense em
tua carreira e defina o que você quer para a sua vida profissional e quais
competências precisam ser desenvolvidas para que você consiga alcançar os seus
objetivos. Quando pensamos nesses três pilares, começamos a ter insights.
Faça um brainstorm e anote todas a ideias, isso é fundamental para que o
seu planejamento aconteça.
2 - Selecione as ideias - Muita
gente reclama que não tem foco, que se perde com facilidade, pois começa
diversas atividades e não termina nenhuma. Para quem está começando, sugiro que
selecione duas ou três ações que gerem equilíbrio e resultado, ou seja, que
proporcionem um bem-estar pessoal e profissional ao mesmo tempo. No início, é
melhor ser restrito, se motivar e aprender como executar as suas metas.
3 - Quebrar em pequenos
pedaços - As pessoas pensam macro e executam micro. Você não vai
falar inglês fluente do dia para a noite, isso depende de uma série de pequenos
passos, como fazer matrícula, ler dez páginas de um livro, ouvir 30 minutos de
áudio etc. Quando você pega um sonho e acha que ele é grande ou impossível, é
porque ele ainda está grande, aprenda a dividir o seu objetivo em pequenos
passos. É isso que faz o seu tempo ser gerenciado e tornar seus objetivos mais
viáveis, afinal você não faz a coisa grande, mas sim o pequeno ao longo da
semana. Quanto menor esses pedaços, melhor para você.
4 - Acompanhamento - Você
criou uma meta de emagrecer e tem um peso que você quer chegar ao final do ano.
Porém, sem um acompanhamento constante, é bem provável que você esqueça da sua
meta em menos de seis meses. Isso porque você não está constantemente em ação
com a sua meta. Crie um compromisso de acompanhamento repetido na sua agenda.
Não importa o período que você fará o isso, o importante é que você retome ele
com frequência.
5 - Usar agenda para as
tarefas - Se você não colocar na sua agenda, você não vai fazer.
Tem muita gente que erra em relação ao uso da agenda e tem pessoas que nem
usam. Se você for mais hightech, que gosta de tecnologias e smartphones,
tem uma série de opções no mercado de aplicativos para gerenciar tarefas, como
o Neotriad e Evernote. Já, se você for daqueles que não gosta de tecnologia,
use a agenda de papel. O importante é encontrar um método que se adapte mais ao
seu estilo e anotar todas as demandas do seu planejamento.
Planejar-se é a maneira
mais adequada para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Se você
quer mudar a sua vida, não deixe para amanhã, escreva em um papel para que
memorize as suas metas e comece hoje a fazer a diferença para realizar os seus
maiores sonhos.
Christian
Barbosa
- Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO
da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na
área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra
treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100.
Autor dos livros "A Tríade do Tempo"; "Você, Dona do Seu
Tempo"; e "Estou em Reunião"; co-autor do "Mais Tempo, Mais
Dinheiro"; "Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o
que deveriam fazer?". Sua mais nova obra: 60 estratégias práticas para
ganhar mais tempo. www.triadps.com.br e
www.maistempo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário