Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

13 DE DEZEMBRO - DIA DO CEGO



BLOG COLABORATIVO REÚNE PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL EM PROL DA LEITURA INCLUSIVA
Primeiro blog sobre leitura para pessoas com deficiência visual entra no ar no Dia do Cego, 13 de dezembro; a ferramenta é fruto da formação da Rede de Leitura Inclusiva, incentivada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos

Seguindo o objetivo de fomentar a leitura inclusiva, a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem trabalhado em rede desde 2013. Após encontros, eventos e ações direcionados aos profissionais da leitura em todo o Brasil, a Rede de Leitura Inclusiva reúne Grupos de Trabalho (GTs) atualmente em 12 Estados e prevê alcançar os 27 Estados brasileiros. Estes grupos se reúnem localmente para compartilhar experiências e elaborar ações em prol da deficiência visual e demais deficiências, garantindo o fortalecimento, a atuação e a capilaridade regional. 

Para firmar e dar mais visibilidade a esta iniciativa, em 13 de dezembro, Dia do Cego, acontecerá o lançamento do blog colaborativo “Rede de Leitura Inclusiva – Conectando Todos” (www.redeleiturainclusiva.org.br). Com este recurso, os GTs que formam a rede de leitura inclusiva poderão aumentar o diálogo, trocar e compartilhar experiências e manter maior relacionamento com outras instituições que lidam com a mesma temática. A ação consiste na parceria entre educadores, bibliotecários, profissionais do livro e leitura, organizações sociais e governamentais, que serão os responsáveis por alimentar e manter o blog ativo, inserindo informações atualizadas sobre os serviços oferecidos pelos participantes ao público com deficiência.

Proximidade dos governos locais
“Este é mais um local para que as pessoas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no acesso à leitura e à informação fiquem atualizadas e informadas sobre como oferecer materiais acessíveis ao seu público”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro da Fundação Dorina.

Além de enriquecimento cultural, Ana Paula observa outros benefícios. “Com a formação da Rede Nacional de Leitura Inclusiva já percebemos um grande ganho: os governos regionais têm se aproximado e passaram a interagir mais com as ações promovida pelos Grupos de Trabalho formados. Assim, com mais profissionais envolvidos e maior interatividade com a sociedade, a questão da deficiência visual ficou mais evidente e percebida e então ficou clara a necessidade de uma ferramenta que apoie e integre ainda mais as ações dos GTs por todo o Brasil. E este é o primeiro canal que tratará exclusivamente do tema da leitura inclusiva e suas particularidades”, explica Ana Paula. 

A Rede de Leitura Inclusiva foi criada para que os materiais acessíveis – nos formatos braille, fonte ampliada, áudio de digital acessível – ganhassem maior notoriedade e gerassem maior impacto. A rede foca também na inclusão a partir da mudança de atitude em relação ao atendimento oferecido às pessoas com deficiência e uma dos incentivos é que se busque abranger este público com ações mais propositivas e permanentes. Com a Rede de Leitura Inclusiva, estima-se que haja um aumento no número de pessoas com deficiência que terão acesso à cultura e à informação, além de maior disseminação sobre o tema da deficiência para que se diminuam as barreiras atitudinais e haja maior conhecimento em todo o país.

A Fundação Dorina incentiva profissionais de todas as regiões brasileiras a construir e compartilhar seus planos, fortalecer as iniciativas já existentes, além de criar novas ações, sempre tendo como tema o livro, a leitura e a inclusão das pessoas com deficiência. Tais ações têm sido alicerce para a formação de uma Rede de Leitura Inclusiva Nacional. 

Cenário
Segundo o IBGE, há no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que na região Sudeste tem o maior percentual, representado por 38,09% da população; seguido do Nordeste, com 33,29%. No Sul, são 13,15%, no Norte, 8,73% e na região Centro-Oeste são 6,73%. Para atender a cerca de 150 mil pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, a Fundação Dorina produz e distribui livros em formatos acessíveis – braille, impressão em fonte ampliada, áudio ou digital acessível Daisy – de acordo com as preferências de leitura de pessoas cegas ou com baixa visão em todo o Brasil.

A distribuição é feita para mais de 2500 instituições brasileiras, sendo que o Sudeste representa 45% de organizações, o Sul é representado por 28%, o Nordeste por 16%, o Centro Oeste por 6% e o Norte por 4% das instituições que recebem materiais acessíveis produzidos e distribuídos pela instituição (Maio/2014). A instituição acompanha os lançamentos do mercado editorial para que a pessoa com deficiência visual possa ler irrestritamente e tenha acesso aos títulos que estão em pauta.

Blog colaborativo Rede de Leitura Inclusiva: www.redeleiturainclusiva.org.br
Informações: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br / (11) 5087-0960


Sobre a Rede de Leitura Inclusiva
Para que os materiais acessíveis e a inclusão por intermédio da leitura gerem ainda maior impacto, a Fundação Dorina desenvolve um trabalho de promoção de leitura inclusiva direcionada aos profissionais de todas as regiões brasileiras. Desde junho de 2013, a instituição promove Oficinas de Capacitação, Rodas de Leitura Inclusiva e Grupos de Trabalhos regionais, que têm sido alicerce para a formação da Rede de Leitura Inclusiva. Atualmente, 12 dos 27 Estados brasileiros estão inseridos, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Pará e Amazonas. Cada Estado, forma seu grupo de trabalho e atua localmente com diagnóstico e compartilhamento de ações em prol da deficiência visual e demais deficiências, garantindo o fortalecimento, a atuação e a capilaridade regional. Este trabalho consiste em manter os profissionais que lidam com pessoas com deficiência visual atualizados e informados sobre como oferecer materiais acessíveis ao seu público. Para os professores, por exemplo, este trabalho desenvolve a técnica para que a contação de histórias possa ir além e também possa ser interativa para as crianças com deficiência visual. leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados