Pesquisar no Blog

sábado, 13 de dezembro de 2014

Como se preparar para janeiro: está chegando a hora de pagar IPVA, IPTU e comprar material escolar




Em janeiro há um acúmulo de contas a pagar. Impostos e rematrículas são alguns dos itens que entram na soma do orçamento familiar. Como se planejar financeiramente para não ficar no vermelho? O consultor financeiro e CEO do MoneyGuru, Stanlei Bellan dá dicas para enfrentar esse mês tão caro.
"O primeiro passo é saber exatamente quais são as contas extras que você terá que pagar no começo do ano. Tendo como base o quanto gastou com esses itens nos últimos anos, faça uma estimativa do que terá que desembolsar. Essas despesas não caem de paraquedas no orçamento. Todo mundo sabe que elas vão aparecer e já deveria colocá-las no planejamento mensal familiar", indica Stanlei.
Sobre material escolar, Stanlei indica uma boa busca na internet para comparar preços, especialmente itens de papelaria que costumam ser mais caros em livrarias. "Com a facilidade da compra on-line, vale a pena comprar o que está mais barato em cada site. Você vai gastar alguns minutos a mais, é claro, mas as pequenas economias fazem uma boa diferença no mês, ainda mais em janeiro", completa.
Outro importante lembrete do consultor financeiro é não aceitar a famosa "taxa de material" imposta pela escola. "Temos o direito de comprar o material onde quisermos. Além disso, preste atenção na quantidade usada ao longo do ano. Se achar que muita coisa não está sendo aproveitada peça uma prestação de contas à escola", sugere Stanlei.
Não fiz nada disso, e agora?
Se você não juntou dinheiro durante o ano para pagar essas contas e já está usando o 13º salário para comprar presentes, não precisa se desesperar porque ainda há solução. "Nessas horas, o melhor a fazer é parcelar o pagamento dos impostos e estudar bem as alternativas antes de entrar no cheque especial", explica Stanlei. Dentre as alternativas está a tentativa de negociar na empresa a antecipação das férias e do 13º salário para quitar as despesas. "Se nada disso resolver e você tiver de pegar um empréstimo, solicite o menor valor possível e pesquise bem o custo total", completa.

MoneyGuru - moneyguru.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados