Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


Qual o limite de bebida alcoólica que seu fígado consegue suportar?

Saiba a quantidade ideal para não estragar sua folia neste Carnaval

Com a chegada do Carnaval, algumas pessoas aproveitam a festa para comemorar e, às vezes, acabam excedendo na ingestão de bebidas alcoólicas. Segundo o hepatologista, Tércio Genzini, da Beneficência Portuguesa, o fígado tem um nível em que consegue metabolizar a bebida e que é o aconselhável para cada um ingerir. “Para os homens é recomendável cerca de um litro e meio de cerveja e para as mulheres até um litro”, explica.

Quando essa quantidade é excedida, o fígado não consegue metabolizar todo o álcool ingerido, que fica circulando no sangue e causando adulterações e danos em alguns órgãos. Para aqueles que já sabem que vão beber bastante, o especialista dá algumas dicas para não passar mal. “Antes de beber, proteja o estômago com alimentos, de preferência, carboidratos, que são mais fáceis para metabolizar", comenta. O hepatologista também recomenda beber água enquanto está ingerindo bebida alcoólica, pois isso ajuda a diminuir os efeitos do álcool, uma vez que ajuda a diluí-lo na corrente sanguínea.

Mesmo com esses cuidados, no dia seguinte é possível que um conjunto de sintomas apareçam com o exagero da festa passada, a conhecida ressaca. “Quando se toma uma quantidade além do que o fígado pode metabolizar é produzido uma substância tóxica chamada acetaldeído, que desencadeia sintomas como dor de cabeça, tontura, vômitos, desidratação, enjoo e extremo cansaço”, esclarece. Nada cura a ressaca, mas a pessoa pode cuidar dos sintomas, com bastante água, comidas leves e descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados