Pesquisar no Blog

sábado, 8 de fevereiro de 2014


Faltam políticas públicas para a população indígena de áreas urbanas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, comemorada em 7 de fevereiro, o CRESS- SP alerta sobre a situação dos índios em zonas urbanas

Em sete  de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Segundo dados do Censo 2010, no Brasil há 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira. Em 10 anos, a população indígena no Brasil cresceu cerca de 11%. Porém os índios no Brasil ainda sofrem a dizimação das reservas, preconceitos e violência.

Para o CRESS-SP (Conselho Regional de Serviço Social), há também a situação dos índios que vivem em zonas urbanas “A questão indígena não está restrita a algumas regiões do país. São Paulo, por exemplo, é uma das cidades com maior população de índios do Brasil”, alerta a assistente social Áurea Fuziwara, militante de base do CRESS-SP. ”O não reconhecimento desta realidade é uma opção política, onde as políticas públicas não são dirigidas para atender os direitos da população em geral, e em particular, da população indígena”.

O Conselho defende a luta pelos direitos humanos dos povos indígenas, como identidade, língua, saúde e educação, assim como ao da moradia. “A violência contra indígenas no campo e na cidade tem se agravado. A especulação imobiliária e os esforços para a realização dos megaeventos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) são tem intensificado brutalmente estas violações de direitos”, contextualiza Áurea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados