Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Hospital viValle aposta na prevenção como poderosa aliada contra o Câncer

04 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer. Informação, prevenção o diagnóstico precoce contribuem para maiores chances de cura.

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida.

No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil. Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres. A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).

O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Por isso, a dica é procurar um médico para manter em dia os exames de rotina, que são distintos para cada idade e sexo. As chances de cura aumentam quando a doença é descoberta precocemente. Outra vantagem é que, muitas vezes, o tratamento em estágios iniciais do câncer é menos agressivo do que em estágios mais avançados.

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas, entre elas a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. As medicações aplicadas também podem interferir num resultado mais rápido e eficaz, por isso a medicação utilizada deve ter sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente por meio de estudos clínicos por ocasião do registro do medicamento no Ministério da Saúde, ANVISA e órgãos internacionais.

Prevenção - “A prevenção primária do câncer é muito importante, pois muitos não sabem que os seus hábitos de vida podem interferir diretamente na saúde e evitar doenças graves”, explica o Dr. Fernando Moura, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital viValle.

 

Evitar os fatores de risco como o tabagismo também é muito importante, mas existem outros hábitos que proporcionam um avida mais saudável e minimizam os riscos do desenvolvimento da doença:

·        Mantenha uma alimentação equilibrada com grãos, pouca gordura, porções de frutas e verduras;

·        Evite o hábito de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas;

·        Homens devem fazer o exame preventivo de próstata a partir dos 50 anos. Caso existam casos na família, devem começar a investigação aos 45;

·        Mulheres devem realizar a mamografia a partir dos 40 anos. Caso existam casos na família, devem ser feita a investigação a partir dos 35;

·        Mulheres devem realizar periodicamente exames preventivos ginecológicos;

·        Evite a exposição prolongada e sem proteção ao sol;

·        Mantenha uma boa higiene bucal e consulte o dentista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados