Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Fevereiro marca Dia Mundial do Câncer e Dia Nacional da Mamografia

 

Mais de meio milhão de casos devem surgir no país em 2014

 

No mês de fevereiro são lembradas duas datas importantes no calendário de saúde brasileiro: 4/2 é o Dia Mundial do Câncer e, em seguida, 5/2 é o Dia Nacional da Mamografia. As datas têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas que podem prevenir a doença, como seguir hábitos saudáveis, além de alertar para o fato de que a realização periódica de exames permite o diagnóstico e tratamento precoces.

 

O câncer, também chamado de neoplasia maligna, é o nome de um grupo de mais de 100 diferentes doenças. São células anormais que se dividem e proliferam de maneira desorganizada e descontrolada, adquirindo a capacidade de invadir outras células, tecidos e órgãos. De acordo com o INCA, o Brasil deve registrar 576.580 novos casos em 2014. Depois do cancro de pele, que é o que mais acomete a população brasileira, o de mama é o segundo tipo que registra maior incidência em mulheres, correspondendo a 30% das ocorrências.

 

Entre janeiro de 2011 e maio de 2013, foi o tipo da doença que gerou mais procura pelo tratamento na ala especializada em oncologia do Hospital Paulistano. Levantamento da instituição aponta que 16,8% dos pacientes atendidos neste período foram mulheres com neoplasia mamária e quase 1/4 delas já apresentavam metástase, ou seja, doença em outros órgãos.

 

O câncer de mama é a doença que mais provoca morte entre as mulheres no mundo, por isso o diagnóstico precoce é fundamental. “A mamografia é um exame de rastreamento que detecta lesões e deve fazer parte da rotina feminina. Quanto antes a lesão for encontrada, maior a chance de sucesso no tratamento para recuperação”, afirma Mariana Laloni, oncologista do Hospital Paulistano. Passados cinco anos da constatação da doença, a sobrevida média é de 61% na população mundial.

 

Para 2014 estão previstos 57.120 casos de câncer de mama no país. As pacientes de alto risco, que possuem histórico familiar, devem começar a fazer a mamografia entre 30 e 35 anos, as demais podem começar a monitorar a partir dos 40. “Em ambas as situações o exame deve ser realizado anualmente”, recomenda a médica.

 

Dicas para se proteger do câncer*

 

Alimentação saudável protege contra o câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.

 

Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Algumas alternativas são caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

 

As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

 

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durantea jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 

*Fonte: INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados