Orientações
são essenciais para se antecipar à criatividade dos fraudadores; dicas são do
especialista em segurança da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do país
Datas comerciais, como
Dia das Mães, são um prato cheio para os aproveitadores virtuais. Eles usam
toda sua criatividade para levarem vantagem sobre os consumidores mais afoitos
e desavisados. Com o crescimento do comércio eletrônico ocorrido em decorrência
da pandemia, a tendência é que, em 2021, os golpes pela internet sejam ainda
mais frequentes.
Segundo a Sociedade
Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 14% das pessoas compraram online pela
primeira vez na quarentena e 35% mudaram a forma de pagamento nas compras do
dia a dia, deixando o dinheiro de lado. "São mudanças culturais intensas,
repletas de novidades e que trazem consigo a necessidade de informar o
consumidor sobre as vulnerabilidades deste novo sistema", afirma Marcelo
Dantas, CEO da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do país.
Dantas preparou uma
lista com oito instruções para orientar as pessoas sobre as melhores práticas
na hora de comprar online. A primeira delas é sempre desconfiar. "Pessoas
que não costumam interagir na Internet tendem a acreditar em mensagens falsas
ou ignorar a navegação segura. Infelizmente, falta educação neste
sentido", afirma ele.
1 - Desconfie sempre
de promoções mirabolantes
Sabe aquela história
sobre a esmola ser demais e o santo ficar com a pulga atrás da orelha? Na
Internet, é assim mesmo que acontece. Quando um determinado produto está com o
preço tão baixo que é quase impossível não parar de pensar em comprá-lo, as
chances de ser golpe são muito grandes. Portanto, não compre.
2 - Só compre a partir
de dispositivos seguros
Nunca faça compras
virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de
wifi, pois isso facilita a ação de pessoas mal-intencionadas. O ideal é comprar
a partir do seu computador ou smartphone e também utilizar sua própria rede de
Internet.
Caso esteja no
computador, confira se o site é verdadeiro, verificando se o endereço mostrado
na barra do navegador é realmente o site oficial da loja. "Há muitos casos
de ofertas falsas, inclusive entre as publicações patrocinadas de redes
sociais", alerta o executivo.
3 - Nunca baixe
aplicativos não oficiais
Jamais use um iPhone
com jailbreak - processo que permite a execução de aplicativos não-autorizados
pela fabricante Apple -, nem baixe aplicativos fora da Play Store em celulares
com Android. Isso pode ser um prato cheio para os fraudadores. "As compras
pelo celular costumam ser mais seguras justamente porque podem ser realizadas
dentro dos aplicativos oficiais das lojas", ensina ele.
4 - Observe a
certificação digital do site
As lojas virtuais que
se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e
certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Por
isso, antes de efetuar uma compra, confira se a página inicial apresenta essa
informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem
começar com "https" e não "http". Fique atento!
5 - Dê preferência ao
cartão de crédito
Ele possui recursos de
segurança para que você tenha alguma chance de reaver o dinheiro no caso de
problemas de fraudes ou quando o produto não é entregue, é diferente do
combinado, veio com defeito e a loja se recusa a trocar.
Além disso, você pode
utilizar um cartão virtual. "Muitos bancos e emissoras de cartões de
crédito oferecem este recurso, no qual você recebe um número de cartão
específico para compras on-line", diz Dantas. O recurso normalmente é
habilitado por meio de um aplicativo oferecido pela instituição e pode ser
facilmente cancelado e reemitido sem comprometer o cartão físico - em alguns
casos, ele funciona apenas para uma única compra. Seja como for, ele protege de
sites falsos, cobranças abusivas e vazamentos de dados.
6 - Cuidado com
boletos
Definitivamente, eles
não são a melhor opção de pagamento. É extremamente difícil de reaver o
dinheiro de pagamentos realizados por boleto, logo sites falsos se aproveitam
disso para oferecer descontos imensos para pagamentos por boleto - mas nunca
entregam o produto. Caso decida comprar por boleto, pague o documento com o
aplicativo do seu banco no celular, onde você poderá consultar o beneficiário
ou fazer o pagamento pela opção de boletos registrados, que é mais segura.
"De maneira geral, você só deve pagar por boleto em lojas confiáveis, com
as quais você já tem experiência", avisa o especialista.
7 - Antes de comprar,
veja se a loja oferece formas de contato
Quanto mais fácil você
localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio
eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é.
Portanto, prefira sempre sites que, inclusive, ofereçam chat online pelo qual
seja possível conversar com um atendente em tempo real.
8 - Guarde os
comprovantes
Imprima ou salve no
computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de
confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação.
Eles podem ser úteis no futuro e evitar ainda mais dificuldades em reaver seu
dinheiro em caso de fraudes.
Estrela10
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