Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Relatório da OMS aponta as 10 principais ameaça para a saúde em 2019


Documento foi apresentado ao deputado Edmir Chedid

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu nesta segunda-feira (21) um relatório que aponta as 10 principais ameaças à saúde global em 2019. O documento, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para surtos de doenças controladas por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo.

Os impactos à saúde causados pela poluição, bem como pelas mudanças climáticas e pelas crises humanitárias, também integram a lista da OMS, que, segundo o parlamentar, deverá ser debatida por gestores de saúde pública em nível nacional. “É importante que os profissionais da saúde pública estejam atentos e dispostos a discutirem esses problemas a fim de encontrarem soluções”, afirmou.

Segundo Edmir Chedid, entre as 10 principais ameaças estão os cuidados com a atenção primária; os cenários de fragilidade e vulnerabilidade; a dengue; as doenças crônicas não transmissíveis; o ebola (DVE); o HIV; obesidade infantil; a pandemia de influenza; poluição do ar e as mudanças climáticas; a resistência antimicrobiana; e a vacinação. “O documento é muito similar ao de anos anteriores.”

Em relação aos cenários de fragilidade e vulnerabilidade, Edmir Chedid garantiu que mais de 1,6 bilhão de pessoas – 22% da população mundial – vive em locais com crises prolongadas (uma combinação de fatores como fome, seca e violência) e serviços de saúde mais frágeis. “Nesses cenários, metade das principais metas de desenvolvimento sustentável permanece não atendida”, complementou.


Obesidade Infantil

A OMS pretende colocar em prática um plano estratégico, com duração de até cinco anos, com a finalidade de garantir que um bilhão de pessoas a mais se beneficie do acesso à saúde e da cobertura universal de saúde; esteja protegida de emergências de saúde; e desfrute de melhor saúde e bem-estar a fim de contribuir com a diminuição da obesidade, principalmente entre os menores de idade.

Nesse sentido, o deputado Edmir Chedid tem atuado no Poder Legislativo para a aprovação do Projeto de Lei 574/2011, de sua autoria, que trata sobre a rotulagem e a informação dos alimentos com altos teores de açúcar, sódio e gorduras trans e saturadas. A iniciativa está pronta para a Ordem do Dia – votação final em plenário. “A expetativa é de que o PL seja aprovado ainda neste ano”, finalizou.

www.edmirchedid.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados