Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Terceira Idade ganha milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP


Universidade de São Paulo



Em expansão, o programa USP Aberta à Terceira Idade oferece 5,3 mil vagas em atividades regulares e complementares

A USP abre inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI). Em sua 50ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza 5265 vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, um aumento de 23% com relação ao segundo semestre de 2018. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos.

Gestão de Negócios, Instalações Elétricas e Eficiência Energética, Propriedade Intelectual, Educação Ambiental, Técnica Publicitária, Ciência Política, Produção Audiovisual em Comunicação Digital, Gestão de Projetos e Organização de Eventos Esportivos estão entre os 246 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Dança Circular, Ginástica Adaptada, Musculação, Pilates e Yoga.  Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Empreendedorismo e Franquias, Cordel & Cordelista, Oficinas de Memória, Origami, Artesanato, Teatro e aulas de viola, violão, piano, guitarra, canto e teoria musical.

Ao mesmo tempo em que disponibiliza vagas aos idosos e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da USP, o programa se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Esperamos neste semestre expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade e para isso estamos oferecendo mais vagas e novos cursos. Além das atividades, a USP Aberta à Terceira Idade tem parceria com a UNIBES Cultural em atividades que debatem temas como cuidados, direitos, arte e capital social.”, relata o médico Egídio Dórea, coordenador do programa.

Além da parceria com a UNIBES, a UATI firmou acordo com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP com o intuito de trazer novas experiências para os participantes do programa a partir de palestras mensais.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.



Serviço

USP Aberta à Terceira Idade

A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade.

Inscrições para disciplinas regulares | De 11 a 15 de fevereiro de 2019 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, por­tanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.


Foto: Luiz Paulo Dionisio Xavier



Elcio Silva




Um comentário:

  1. Olá queridos cidadãos
    Nossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Wathsapp: +33 7 55 13 33 12

    ResponderExcluir

Posts mais acessados