Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Tenho parentes com câncer de mama. Eu corro risco de ter a doença?


É preciso consultar um mastologista com dez anos antes do aparecimento da doença em sua parente para começar o tratamento preventivo. Quem não tem parentes com a doença também precisa fazer os exames preventivos desde a primeira menstruação até o fim da vida



Ter câncer de mama deve ser um dos maiores medos femininos. Quem não tem nenhuma parente com a doença pode sofrer deste mal, mas, quem tem mãe, irmã, avó, tia ou prima que passou pelo problema precisa ficar ainda mais atenta, porque a herança genética é uma das causadoras da doença – essas mulheres estão nos chamados “casos de risco”, que são aqueles em que já há essa predisposição genética.

Todas as mulheres precisam fazer ultrasson mamária da primeira consulta ginecológica – realizada, em geral, na primeira menstruação – até o final da vida. Na faixa dos 40 anos, iniciam-se as mamografias associadas, uma vez ao ano.

Nos casos de risco, porém, a mamografia deve ser iniciada dez anos antes do aparecimento do câncer na parente, ou seja, se sua mãe (ou avó, tia, prima, irmã) teve câncer aos 35 anos, você deve fazer a primeira mamografia aos 25 anos. “Não é uma regra, nem todas as mulheres cujas parentes tiveram câncer o terão. Mas, é preciso prevenir, porque tumores detectados precocemente têm grande chance de cura”, alerta Dra. Mariana.

O diagnóstico correto e precoce é fundamental para que o tratamento adequado seja adotado. “É importante frisar que a palpação pelo autoexame detecta apenas tumores grandes. Então, o ultrasson e a mamografia, bem como a consulta com o mastologista, jamais podem ser descartados”, diz ela.






Dra. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979 - Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. Possui vasta experiência em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, tanto em Clínica Médica como em Cirurgia Oncoplástica. Realiza cursos e workshops de Saúde da Mulher, bem como trabalhos voluntários de preparação de gestantes, orientação de adolescentes e prevenção de DST´s. Participou de inúmeros trabalhos ligados à saúde feminina nas mais variadas fases da vida e atua ativamente em programas que visam ao aprimoramento científico. Atualiza-se por meio da participação em cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais e produz conteúdo científico para produções acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados