Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Cães da raça Shih Tzu podem desenvolver dermatite atópica


Falta de zinco é um dos principais fatores que agrava problemas de pele nos cães


A dermatite atópica, doença inflamatória da pele que causa coceira, vermelhidão, irritação e perda de pelo em excesso, tem aumentado entre os cães. Uma das raças que mais sofre com a doença é a Shih Tzu, conhecida por ter uma pelagem lisa que atinge grandes comprimentos.

Por serem animais muito sensíveis e delicados, é necessário que o tutor tome alguns cuidados básicos. “Procure secar bem o seu cão após o banho, utilizando produtos mais neutros, com um soprador e, depois, um secador na temperatura morna. Além disso, evite pulgas, que podem trazer grandes transtornos ao bem-estar dos pets e causar alergia específica”, explica o médico veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, Marcello Machado.

Muitas vezes é difícil identificar as causas exatas de alergias, pois os agentes causadores são inúmeros, como pó, produtos de limpeza doméstica e alguns ingredientes utilizados na fabricação de rações.

A doença se manifesta principalmente depois que os pets coçam ou passam a lamber, em excesso, uma parte do próprio corpo. A partir deste momento, o cão pode apresentar edemas e descamação, produzida por alterações no sistema imunológico.

Além desses fatores, o veterinário explica que o contato com roupas sintéticas e cosméticos, e a predisposição genética são fatores consideráveis para o desenvolvimento da dermatite atópica.




Fonte:  Equilíbrio Raças Específicas – Shih Tzu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados