Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Empoderamento: a palavra da vez


Movimento de auto aceitação atinge mulheres fora do padrão estético

O empoderamento feminino consiste na concepção do poder das mulheres como forma de exigir igualdade de gênero. Uma das suas pautas é a valorização da mulher mesmo que não seja aquele modelo que vemos em revistas, novelas e filmes. Um dado alarmante que reitera a necessidade de empoderamento é que, segundo pesquisa da empresa Dove, apenas 4% das mulheres se sentem belas enquanto 92% das mulheres brasileiras deixam de fazer atividades (como usar um biquíni na praia) por não se sentirem atraentes.  Esse movimento permite valorizar a mulher “comum”, dona de casa e longe do padrão “capa da Vogue”.

Essa valorização parte muito mais de dentro da pessoa do que por efeitos externos. Autoconhecimento e autoaceitação, não apenas em relação ao corpo mas também às nossas atitudes, elevam não só nossa autoestima como também melhoram nossa imagem com os outros. Seja amigos, familiares ou colegas de trabalho. Estar feliz consigo mesmo é estar feliz com o mundo.

Sempre bom lembrar que o empoderamento não está associado somente ao público feminino. Homens também necessitam se conhecer e se aceitar. Uma atividade que auxilia para isso é a autosofia - auto (de si mesmo) + sofia (sabedoria), uma técnica que nos mostra que a sabedoria está em cada um de nós. Por meio dessa técnica, nós podemos compreender qual é a nossa autonomia e o quanto podemos influenciar a nossa vida afetiva, saúde física e mental, além da sabedoria.

João Gonsalves, terapeuta e desenvolvedor da autosofia, explica como o autoconhecimento é a maneira importante de empoderamento. Compreender nossas virtudes e corrigir certos defeitos é vital para evoluirmos espiritualmente. “Ao descobrirmos que somos nós os únicos criadores das nossas experiências, da nossa realidade, nos libertamos da dependência e nos empoderamos cada vez mais”, explica o terapeuta.

Nas sessões de autosofia se busca o conhecimento através do subconsciente, mas não só isso. Esse processo busca entender a personalidade: Quem sou eu? Quem decide a minha vida? Quem determina o que eu vou viver? Responder essas perguntas ajudam para a transformação.




João Gonsalves -Terapeuta e Assessor de Autoconhecimento
Endereço: Estrada Manoel Lages do Chão, 1335 - Cotia - São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados