Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Calorias de prato feito estão acima do recomendado


O popular PF é mais calórico do que a média das refeições em fast-food


Estudo recentemente publicado no BMJ (British Medical Journal), sobre o teor calórico de amostras de refeições populares do Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia, mostrou que o valor calórico de alguns pratos populares servidos em restaurantes e que fazem parte do cotidiano de grande parte da população é muito elevado, chegando a ultrapassar os dos fast-food. O resultado do trabalho referenda e traduz em números uma realidade bastante conhecida por profissionais da área de alimentação e nutrição.

"Há muito sabemos que as porções comercializadas são além do necessário e que boa parte dos ditos pratos feitos são compostos em sua maioria por carboidratos e gorduras. Fica claro que as porções devem ser reavaliadas, mas o que podemos fazer a princípio é educar a população para reduzir o consumo. 

Não podemos desencorajar e trazer à tona a crença de que o fast-food é melhor", afirma a nutricionista Regina Helena Pereira, diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

De acordo a profissional, nem tudo que se compra deve ser consumido. Ou seja, "vamos educar a população para dividir os PFs, optar por comer em restaurantes por quilo e, na melhor das opções, "levar comida de casa. As pessoas devem ser estimuladas a levar marmita".

O segredo para comer menos e melhor é não ficar tempo demais em jejum, não deixar que os fatores psicológicos elevem a necessidade de sentir prazer pela alimentação e praticar atividade física frequente, pelo menos 150 minutos por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados