Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa para cães: veterinária dá dicas aos tutores





Veja o que seu animalzinho pode ou não comer e como proceder caso aconteça algum incidente

Estamos a poucos dias da Páscoa e essa é uma data em que é comum as famílias se reunirem para celebrar. Páscoa é sinônimo de comida gostosa e muito chocolate. Por isso, é difícil resistir às tentações e muitas pessoas que têm um cachorrinho querem que o bichinho também entre na comemoração. Mas é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados especiais.

A médica veterinária consultora da DogHero Mariana Paula Martinho (CRMV-SP 27016) explica que não é recomendada a troca abrupta da alimentação dos cães em nenhuma época do ano, pois isso pode causar desarranjos no sistema gastrointestinal. “Porém, pode-se abrir concessões para os petiscos temáticos, como produtos com sabor de chocolate especificamente desenvolvido para animais, oferecidos em pequenas quantidades como agrado para o pet”, explica. Além disso, Mariana dá outras dicas e explica o que pode ser dado ao seu animalzinho.

Chocolate é permitido?
Chocolate para consumo humano nunca deve ser oferecido aos cães, pois eles possuem metilxantinas (teobromina e cafeína) que são extremamente tóxicos a eles. Os sintomas da intoxicação variam de acordo com o tamanho do animal, a quantidade e a qualidade do produto ingerido. Segundo Mariana, quanto maior a quantidade de cacau, ou seja, mais amargo o chocolate, pior serão os sintomas e a gravidade da intoxicação. Os principais sinais clínicos são aumento da frequência cardíaca e respiratória, tremores, incontinência urinária, hiperexcitabilidade, vômito, diarreia e até convulsão.

Para quem faz questão que o cachorrinho comemore a Páscoa, existem empresas específicas que fabricam ovos, biscoitos e até ossos de chocolate para cães. Esses produtos não possuem as substâncias que são tóxicas aos pets e estão disponíveis apenas em estabelecimentos como pet shops e casas de ração. Mariana ressalta que seu uso deve ser sempre conforme o indicado na embalagem do produto.

“Classificamos a intoxicação por chocolate como uma emergência grave, portanto o indicado é que assim que perceber a ingestão acidental, leve-o o mais rápido possível para o hospital ou clínica veterinária de sua preferência para que tenha o tratamento adequado”, salienta a médica.

Podem comer peixe?
Sim, eles podem! Porém, se for oferecer bacalhau, dê preferência ao fresco. Segundo Mariana, o salgado possui excesso de sódio, o que pode fazer mal ao cão. Lembrando também que deve-se tomar muito cuidado com espinhos ou ossos que podem causar uma perfuração nos órgãos internos quando ingeridos. Se ele se engasgar com algum osso, a primeira coisa a ser feita é tentar acalmá-lo para retirar o osso com a mão. Se não conseguir e o cachorro for de porte pequeno uma opção a se fazer é virá-lo de cabeça para baixo pelas pernas de trás e balançá-lo com leveza. Caso não saia, dê também um tapinha nas costas.

Se ele for grande, a dica é deitá-lo no chão de lado e com a mão atrás do tórax fazer um movimento apertando para baixo e para frente, com firmeza. Pode repetir algumas vezes até que o osso saia.

Se ainda assim o tutor não conseguir retirar o corpo estranho (o espinho ou os ossos) por completo ou ficar na dúvida se o animal acabou engolindo uma parte ou um pedaço, deve também levar ao hospital para que seja realizado o Raio X ou ultrassom. “Em alguns casos é necessária a retirada cirúrgica ou por endoscopia do corpo estranho. Alguns ossos quando mastigados formam objetos pontiagudos e, infelizmente, perfuração de órgãos abdominais ainda é uma das principais causas de morte aguda em cães”, salienta Mariana.

Petiscos
Além do peixe que está liberado, a médica diz que o cãozinho pode ser presenteado com petiscos. Pensando em petiscos naturais, cenoura é uma ótima pedida tanto crua como cozida, pois ela ainda ajuda na boa saúde dos dentes e da gengiva. Outros petiscos que também podem ser oferecidos a eles são brócolis e beterraba, preferencialmente cozidos.

Presentinhos
O paladar não é a única forma de agradar seu pet. “Você pode presenteá-lo com um brinquedo novo em formato de coelhinho, por exemplo. Pode levá-lo para tomar um banho num centro de estética, que além de cheiroso ele voltará com gravata e lacinhos temáticos”, explica.

Viagem
Muitas pessoas costumam viajar na Páscoa e não conseguem levar o cãozinho. Uma sugestão que a Mariana dá é que deixe-o com uma pessoa de confiança e que goste de cachorros, para ter mais garantias que não haja nenhum incidente. Uma boa dica para esse tipo de serviço é a DogHero. Você pode deixar com o anfitrião o que o seu cachorrinho vai comer na Páscoa e ainda acompanhar por fotos o “feriadão” do seu amigo de quatro patas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados