Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Dia da Saúde e Nutrição – Dicas para compor um cardápio equilibrado





Nutricionista explica quais são os nutrientes fundamentais no dia a dia
 
Os brasileiros consomem muitos alimentos com alto teor de gordura “ruim”. É o que indica a Pesquisa Nacional de Saúde (2014), realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE. Os dados revelam que a população está procurando melhorar os hábitos de vida, mas o consumo de gorduras ruins ainda é preocupante¹, de acordo com Bianca Chimenti Naves, nutricionista sócia e proprietária da NutriOffice.

Para manter uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes são fundamentais no cardápio diário. A nutricionista ensina quais são os alimentos que compõem uma dieta balanceada. Confira!

Proteínas: as proteínas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo. Ao escolher a proteína para compor o prato, deve-se dar preferência àquelas que contenham aminoácidos em quantidade suficiente para atender às necessidades humanas, como proteínas de origem animal e soja².

Gorduras “boas”: as gorduras possuem o importante papel de fornecer energia para o corpo. Além disso, são responsáveis por auxiliar na formação da membrana das células. Por isso, elas nunca devem ser excluídas do cardápio. No entanto, devemos priorizar o consumo das gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são conhecidas como gorduras “boas”, e podem ser encontradas em alimentos como azeite de oliva, cremes vegetais, oleaginosas, maioneses e óleos vegetais.

Sódio: o sódio é fundamental para garantir o funcionamento do organismo. Sem ele não há contração muscular. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades diárias ingeridas. O consumo exagerado de sal traz riscos à saúde como a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Para manter uma dieta equilibrada, evite acrescentar sal à preparação. Os temperos industrializados, por exemplo, já adicionam sabor à comida, sem a necessidade de acrescentar mais sal ao prato.

Fibras alimentares: alimentos ricos em fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade. Seu consumo deve sempre estar relacionado à correta ingestão de água. Alguns alimentos ricos em fibras são as frutas, verduras, vegetais e cereais integrais.

Vitaminas e Minerais: as frutas e verduras são ricas nesses nutrientes que regulam as reações químicas do corpo. É recomendável a ingestão de 3 a 5 porções deste grupo ao dia, sempre variando as opções.

Água: principal responsável pela hidratação do corpo, ajuda a eliminar toxinas, absorver nutrientes e controlar a temperatura corpórea. Também é possível variar seu consumo com sucos, vitaminas e leites vegetais.

¹http://www.brasil.gov.br/saude/2014/12/levantamento-analisa-habitos-alimentares-dos-brasileiros
²Berg j.m. and others “Biochemistry” 5ª Edición. New York. N.Y.: Wh Freeman and Company 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados