Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de março de 2016

Cinco curiosidades sobre a Mentoplastia





O procedimento corrige o posicionamento do queixo por meio de próteses ou avanço do osso

Olhar-se no espelho deveria ser uma atividade comum e prazerosa, porém, a posição retraída ou avançada do queixo pode desfazer muitos sorrisos. Afinal, nada é perfeito. Nem mesmo o queixo. A estrutura facial, associada às características genéticas e, também, a anomalias, traumatismos e deformidades, requer cuidados especiais. 
De acordo com o especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Colaneri, atualmente existem procedimentos específicos para a harmonização facial. “A mentoplastia visa corrigir o posicionamento do queixo por meio da inclusão de uma prótese de silicone ou pelo avanço do osso, visando uma melhor harmônica facial”, alerta Colaneri.  
As desproporções são diagnosticadas pelo cirurgião plástico. A avaliação e os resultados dos exames indicam a necessidade ou não da realização do procedimento. Vale lembrar que a cirurgia é feita, especialmente, em casos estéticos. Diferentemente do médico bucomaxilo, que deverá ser acionado quando houver alteração na mordida ou deformidade na mandíbula.
Os pacientes que optam pela prática cirúrgica precisam procurar por um cirurgião plástico. O pré-operatório exige cuidados especiais, como: manter jejum de oito horas pré-cirurgia e não utilizar medicamentos à base de ácido acetil-salicílico ou com efeito anticoagulante até 15 dias antes. “Realizada a cirurgia, os pacientes precisam evitar ambientes quentes, traumatismos locais; escovar os dentes com escova de cerdas macias e fazer enxagues bucais. “A alimentação deve ser com alimentos mais macios e não muito quentes” esclarece Dr. André Colaneri.
Para desmistificar o procedimento, separamos informações preponderantes para realização da mentoplastia:
1. Cicatriz
A inserção da prótese ou da frautura do osso poderá ser feita internamente (dentro da boca) ou mediante uma incisão na parte inferior do queixo. É necessário fazer o curativo local com o objetivo de manter a prótese imobilizada para não haver traumatismo nos primeiros dias.

2. Silicone
O cirurgião introduz a peça que é inerte ao organismo. Antes de qualquer inserção é preciso da aprovação do paciente. O silicone só é retirado em casos de problemas pós-operatórios por infecção ou traumatismo.
A prótese de porex é introduzida da mesma forma que a de silicone. Ela porém precisa ser fixada no osso por parafusos. Por ser um material poroso ele é integrado ao osso com o passar do tempo.

3. Avanço ósseo
O avanço do osso do queixo é feito a partir de uma fratura controlada e fixação do osso com miniplacas de titânio em posição para anterior. Além de aumentar o queixo, esta técnica estica um pouco a região da papada, pois a musculatura desta região está inserida ao osso que foi alongado.

4. Fisionomia
O resultado final é o conjunto harmônico, associado ao restante da face. Para retorno a todas as atividades esportivas, inclusive as de contato físico, são necessários 2 meses.

5. Harmonização
A mentoplastia poderá ser associada a outras cirurgias para um melhor equilíbrio estético. A relação entre nariz e queixo é indicada para que o paciente tenha um resultado mais satisfatório. O procedimento junto a rinoplastia é conhecido como “perfiloplastia”.


Dr. André Colaneri - O cirurgião plástico é especialista e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista fala sobre diferentes assuntos dentro da cirurgia plástica, como cirurgia íntima (ninfoplastia; monte de vênus; correção dos grandes lábios), próteses em geral (mama, panturrilha, glúteo etc), lifting, lipoaspiração, lipoescultura, lipo-abdominoplastia, reconstrução de mama, rinoplastia, blefaroplastia, mentoplastia etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados