Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de março de 2016

Nutricionista lista os benefícios de alimentos tradicionais na mesa do brasileiro




É comum a presença de alguns alimentos combinados nas refeições da maioria da população, como arroz e feijão, queijo com goiabada, aveia e iogurte, ovos e batatas e chocolate com morangos. A nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira diz que alguns alimentos, quando juntos numa refeição, resultam em “pares perfeitos”, tanto no aspecto nutricional quando no paladar. “Muitas vezes, a riqueza de nutrientes não está somente em um tipo de alimento, é necessário uma união para que a refeição seja mais rica em vitaminas e saborosa”, afirma. A especialista explica os aspectos nutricionais e a quantidade de calorias presentes nestes alimentos:
  • Queijo com Goiabada
O queijo é ótima fonte de proteína animal, de cálcio e de vitamina B5.
A goiabada é rica em carboidratos por possuir açúcar simples na sua composição.
Devem ser consumidos com moderação pelo alto valor calórico. Há, em média, 250 kcal em uma pequena porção de queijo com goiabada.

  • Arroz e Feijão
A junção desses dois alimentos traz muitos benefícios à saúde, pois os aminoácidos que um tem o outro não tem. 
O arroz é rico em carboidratos, vitaminas e sais minerais, vitaminas do complexo B e, ainda, possui metionina, um aminoácido que ajuda a processar as gorduras e a preservar a função hepática.
O feijão, por sua vez, é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B9, potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio, e ainda a lisina, um aminoácido essencial. Apesar de ser uma fonte proteica, sozinho não consegue digerir todas as proteínas que ele oferece e, quando consumido com outro cereal, como no caso o arroz, consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas.
Proporção de 3 colheres de arroz para duas de feijão, possui cerca de 239 kcal.
  • Aveia e Iogurte
A aveia é rica em proteínas, minerais e fibras, devido à presença de beta glucana, uma fibra hidrossolúvel que passa inerte ao processo digestivo, formando um gel em contato com a água, responsável por ligar ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. Isso faz com que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares reduzindo assim os níveis do colesterol no sangue.
O iogurte é rico em cálcio e proteínas. O mais indicado é o desnatado, já que não tem gorduras.
O valor calórico dependerá do tipo de iogurte, se desnatado (cerca de 100kcal).
A aveia deve ser consumida diariamente, cerca de 2 a 3 colheres de sopa (aveia em flocos: 2 colheres de sopa = 106 kcal)

  • Ovo e Batata
O ovo é uma excelente fonte proteica, rica em vitaminas e minerais, principalmente pela presença de colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. Ajuda na absorção do colesterol “ruim” e também a reduzir a fadiga muscular. É bom para memória, concentração, desenvolvimento cerebral e crescimento saudável do feto. Possui, em média, 77kcal quando cozido (sempre certifique-se a melhor forma de cocção, pois isso muda o valor calórico da refeição).
A batata é fonte de carboidrato, fibra, vitaminas B, C, E, K, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. 100g possui 80 kcal, mas cuidado com o modo de preparo, prefira cozida ou assada.

  • Chocolate com Morango
O chocolate amargo possui muitas propriedades, melhora a saúde do coração e ajuda a combater o estresse, mas consuma chocolates com maior concentração de cacau, devido à presença de flavonoides (catequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais e ricos em potássio e magnésio.
O valor calórico varia: o ao leite, além de ser mais calórico, possui cerca de 4 vezes menos flavonoides que o amargo, 30 g 3 vezes por semana já são suficientes para obter os benefícios.
O morango é uma fruta rica em vitamina C, silício, manganês, potássio, vitaminas do complexo B e K, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres, além de ser pouco calórico, 100g possuem cerca de 30 kcal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados