Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de março de 2016

Com a entrada do outono, confira como evitar as crises alérgicas e infecções respiratórias





Lavar as roupas que estavam guardadas e lavar as narinas são algumas das dicas

A entrada do outono, no dia 20 de março, é caracterizada por temperaturas mais baixas durante o amanhecer e ao anoitecer, mas também pelo início do tempo mais seco. Nesta época do ano há um crescimento considerável dos casos de alergias e problemas respiratórios, como gripe e resfriados. Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa (RJ), Dra. Luciane Mello, nessa época do ano é comum a retirada de roupas de frio e cobertores que estavam guardados. “Quando as roupas e cobertas ficam por muito tempo guardadas, elas acabam acumulando ácaros, um dos principais causadores das rinites alérgicas e de outros problemas respiratórios.

Segundo a ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), o índice de doenças respiratórias cresce cerca de 40% nessa época, em relação aos períodos de temperaturas mais altas. O aumento de casos também está relacionado com às pessoas ficarem em lugares fechados, facilitando a transmissão de gripes, resfriados, sinusite, entre outros. “Durante esse período, o nosso corpo fica mais vulnerável a diversos tipos de patologias devido às temperaturas mais baixas durante o amanhecer ou no período noturno e a prevenção é sempre o recomendável para manter-se saudável durante essa época”, comenta a especialista.

Confira algumas dicas:
Lave e/ou coloque no sol as roupas de inverno que estavam guardadas antes de usá-las;
Beba bastante água para evitar a desidratação e o ressecamento;
Lave as narinas com água ou soro fisiológico;
Use umidificadores de ambientes ou bacias de água em escritórios e quartos de dormir;
Evite permanecer por muito tempo em locais fechados.


Dra. Luciane Mello - Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono, é médica Responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ). www.facebook.com/dralucianemello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados